Mais um membro da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos testou positivo para o novo coronavírus. Com isso, sobe para 15 o número de pessoas infectadas que acompanharam o chefe do Executivo na viagem. Desta vez foi o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC).
O parlamentar havia realizado exame na última quinta-feira (12), e o resultado, na ocasião, deu negativo. Mas, após apresentar alguns sintomas da Covid-19 durante o final de semana, o político de Santa Catarina fez a contraprova, que deu positivo para o vírus.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa do político disse que, mesmo sem apresentar sintomas, o deputado se manteve em isolamento durante os últimos dias, “tomando todas as precauções e monitorando os sintomas, os quais acabaram por se manifestar no último final de semana”.
Ainda segundo o comunicado, Freitas começou imediatamente o tratamento contra a Covid-19 e vai ficar em quarentena até melhorar completamente. O parlamentar está em Brasília, e não há previsão de retorno dele para Santa Catarina.
Nesta terça-feira, o presidente realizou novos exames para saber se contraiu o Covid-19 durante a viagem. Além dos 15 brasileiros já confirmados, o prefeito de Miami, Francis Suarez, está com o novo coronavírus. Foi ele quem recebeu a comitiva brasileira.
Veja quem da comitiva de Bolsonaro contraiu o novo coronavírus:
- Nelson Trad, senador (PTB-MS)
- Daniel Freitas, deputado federal (PSL-SC)
- Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência
- Samy Liberman, secretário adjunto de Comunicação da Presidência
- Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
- Nestor Forster, embaixador e encarregado de negócios do Brasil nos EUA
- Alan Coelho de Séllos, chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores
- Robson Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
- Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
- Karina Kufa, advogada de Jair Bolsonaro
- Sérgio Lima, publicitário do Aliança pelo Brasil
- Quatro integrantes não identificados da equipe de apoio do voo presidencial aos EUA
Veja a nota na íntegra:
“Após apresentar alguns sintomas da Covid-19, o deputado federal Daniel Freitas realizou a contraprova, que detectou resultado positivo para o novo coronavírus.
Na última quinta-feira (12), Daniel Freitas havia realizado o exame no Laboratório Sabin de Brasília, mesmo não apresentando nenhum sintoma. No dia seguinte (13), o exame havia atestado como negativo.
Mesmo assintomático, o deputado manteve-se em isolamento durante os últimos dias, tomando todas as precauções e monitorando os sintomas, os quais acabaram por se manifestar no último final de semana.
Hoje, ao acessar de forma online o resultado do novo exame pelo site do laboratório e estar a par do novo resultado, o deputado começou imediatamente o tratamento e se manterá em quarentena até seu pronto restabelecimento, seguindo todas as recomendações médicas para sua rápida melhora, priorizando a proteção da sua família e de todas as pessoas que o cercam.
Daniel Freitas está em Brasília, onde permanece após integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, e teve contato com o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, primeiro a ser diagnosticado com a Covid-19.
Não há previsão de retorno para Santa Catarina.
Assessoria de imprensa de Daniel Freitas”