Agenda

Ministro da Infraestrutura inaugura viaduto no Centro de Juiz de Fora

O elevado, fruto de convênio firmado entre a União e o Município ainda em 2012, transpõe uma linha férrea na região central

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 01 de dezembro de 2021 | 18:37
 
 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da solenidade de inauguração do viaduto no Centro de Juiz de Fora nesta quarta-feira (1º) Foto: Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, inaugurou, nesta quarta-feira (1º), um viaduto em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O Viaduto Helio Fádel Araujo, localizado na região central de Juiz de Fora, transpõe uma linha férrea. Tarcísio ainda firmou um compromisso com a prefeita Margarida Salomão (PT) para lançar um edital de licitação para a construção de um novo elevado na cidade, também no Centro, mas na Rua Benjamin Constant.

O viaduto inaugurado nesta quarta-feira liga a Avenida Francisco Bernardino à Avenida Brasil em duas pistas de mão única. As vias são duas das principais da região central de Juiz de Fora. O elevado tem 380 metros de extensão por cerca de dez metros de largura. A obra, cujo valor total foi de, aproximadamente, R$ 19,2 milhões, foi custeada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Não houve contrapartida do Município.

De acordo com Tarcísio, a obra resolve o conflito até então instalado entre a ferrovia e a cidade. “Agora, temos um viaduto transpondo a linha férrea, que está segregada. Isso garante a segurança dos motoristas e dos usuários para eliminar justamente esse conflito com a ferrovia.” O ministro da Infraestrutura ainda lembrou de outros dois viadutos previstos. “Temos o da Benjamin Constant e outro no (bairro) Mariano Procópio (Região Nordeste), que vão ser feitos na sequência. Fazem parte de um convênio do Município com a União de oito pontes e viadutos, em que seis já foram entregues.”

O Viaduto Helio Fádel Araújo é uma das principais reivindicações da mobilidade urbana de Juiz de Fora, já que a passagem de nível frequentemente causava congestionamentos. Embora o convênio entre o Município e a União tenha sido firmado ainda em 2012, o processo licitatório, a aprovação do projeto e a assinatura do contrato com o Consórcio Marco XX – Criar foram realizados apenas em 2019, quando a obra também começou. O projeto executivo, por sua vez, foi custeado pela MRS Logística.

O compromisso foi o último de Tarcísio em Juiz de Fora. A agenda fora inaugurada em um evento na MRS Logística. A empresa apresentou ao Ministério da Infraestrutura, por meio de Tarcísio, requerimentos para a construção de cinco ramais ferroviários conforme o Novo Marco Legal do Transporte Ferroviário – Programa de Autorizações Ferroviárias (Pró-Trilhos). Mais tarde, o ministro ainda participou de um encontro na Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora.

Alguns mandatários acompanharam a visita de Tarcísio à Zona da Mata, como o deputado federal Charlles Evangelista (PSL) e a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL). Ambos têm domicílio eleitoral em Juiz de Fora. Os deputados federais Alê Silva (PSL), Junio Amaral (PSL) e Marcelo Álvaro Antônio (PSL) também estiveram presentes.