Ricardo Corrêa

Editor de Política de O TEMPO e escreve neste espaço diariamente

Política em Análise

A briga entre Ciro e Lula

Publicado em: Sex, 15/10/21 - 10h01
Nos últimos dias esquentou a batalha de palavras entre o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e representantes do PT, em especial os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. As desavenças não deveriam pegar ninguém de surpresa nem causar estranhamento. Afinal, eles são adversários frontais desde meados de 2018. Naquela época, o PT esvaziou as alianças de Ciro e ele, por sua vez, rejeitou subir no palanque de Fernando Haddad no segundo turno. A guerra nas redes sociais e em entrevistas à imprensa, porém, tende a prejudicar mais o PT do que o PDT se olharmos apenas o aspecto da disputa de 2022. Sobre o futuro pós-2022 é outra história.

A batalha de palavras entre o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e representantes do PT, em especial os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, esquentou nos últimos dias. As desavenças não deveriam pegar ninguém de surpresa nem causar estranhamento. Afinal, eles são adversários frontais desde meados de 2018. Naquela época, o PT esvaziou as alianças de Ciro e ele, por sua vez, rejeitou subir no palanque de Fernando Haddad no segundo turno. A guerra nas redes sociais e em entrevistas à imprensa, porém, tende a prejudicar mais o PT do que o PDT se olharmos apenas o aspecto da disputa de 2022. Sobre o futuro pós-2022 é outra história.

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar o óbvio: Lula e Ciro são candidatos em 2022 e, por essa razão, adversários diretos. Não há uma disputa entre esquerda e direita no primeiro turno, mas uma batalha por duas vagas no segundo turno. Lula está, hoje, com a dele encaminhada. Ciro, não. Portanto, garantir algum grau de polarização com o petista interessa ao ex-governador do Ceará exatamente para tentar romper a eleição plebiscitária entre Lula e Bolsonaro. Só atacar Bolsonaro, neste aspecto, não o diferenciaria de Lula em nada e não lhe faria subir nas pesquisas.

Além do mais, orientado pelo marqueteiro João Santana, Ciro e o PDT tentam arrastar para esse debate a figura da ex-presidente Dilma Rousseff. A razão não é qualquer ódio a Dilma ou coisa do tipo. Trata-se da evidente tentativa de colar em Lula a imagem de um governo que teve avaliação popular pior do que a dele. Dilma sofreu para ser reeleita e enfrentou forte rejeição popular quando deu uma guinada na política econômica prometida na campanha. Deixou o governo em razão de um impeachment, entre outras coisas, por ter avaliação popular muito ruim. Ciro quer, portanto, lembrar ao eleitor que Lula errou ao escolhê-la como sucessora, o que de certa forma teria contribuído para chegarmos no cenário que temos hoje.

Desse ponto de vista, a estratégia de Ciro funcionou ao menos em propor esse debate. Ao dizer que Lula conspirou contra Dilma, ele buscava fazer com que o petista negasse e saísse em defesa da sucessora. Melhor do que isso, o pedetista conseguiu que a própria Dilma saísse em defesa de Lula e reforçasse essa unidade. Ciro, assim, conseguiu duas coisas que queria: visibilidade com a polarização e vinculação entre os dois governos petistas. Para quem ainda patina nas pesquisas e tem muitas dificuldades de se viabilizar, é uma grande coisa.

Mas não é só por isso que o PT perde mais para 2022 do que Ciro com essa batalha. Hoje, com Lula tendo um pé no segundo turno e com grandes chances de que o adversário seja Bolsonaro, é de se imaginar que o PT precise mais do voto cirista do que o contrário. Afinal, se o cenário atual se mantiver, Ciro, para ir ao segundo turno, teria que tomar a vaga de Bolsonaro e enfrentar Lula, precisando, por outro lado, do voto bolsonarista.

Petistas costumam dizer que o pedetista corre o risco de ficar ainda menor, perdendo apoio da esquerda com sua estratégia. Se formos olhar só para 2022, não. Quem é lulista já está com Lula. Com Ciro estão os que rejeitam votar no ex-presidente que lidera as pesquisas, ainda que alguns sejam de esquerda como ele. Agora, se formos olhar o futuro, longe de 2022, com Lula já fora da jogada e com a busca por uma alternativa de esquerda, aí sim Ciro pode ter dificuldades com uma reaproximação com parcela majoritária da esquerda. Ele, porém, parece cansado de esperar chegar a sua vez em aliança com o PT, como um dia se cansaram Marina Silva e Eduardo Campos, por exemplo. Por isso, decidiu trilhar seu próprio caminho e se tornar adversário daqueles que são seus ex-aliados. Mas essa decisão ele tomou em 2018. Não foi agora.

-
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

(46) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 12:19 PM Oct 16, 2021
Lucas, você se prende a narrativas para destilar seu ódio a Bolsonaro. Pergunto-lhe: onde está a corrupção neste governo? Quem defende Lula como você, tem moral para criticar corrupção? O governo dele foi o mais corrupto do planeta. Se ele tivesse resolvido o problema do desemprego e da fome nenhum desses problemas teria voltado a ocorrer na intensidade que voltaram. Por que estão todos aí? A culpa é do Bolsonaro? Qual é a sua explicação? Que reforma estrutural Lula fez? Nenhuma Lucas.
9
Denunciar

Lucas 12:22 PM Oct 18, 2021
hahahahah coitado do trombadinha, o sujeito está sofrendo pra conseguir aprender a pintar meio-fio e acha que é hacker. E aí, vagabundo de qual IP eu estou escrevendo, nazistinha de merda?
9
Denunciar

LucasGay 7:32 AM Oct 18, 2021
Lucas: Vai chorar a morte politica do sapo barbudo viuvinha do Lula. Tu realmente é um "genio da humanidade"...Descobriu que eu sou o Walter Oliveira?????? "Minino isperto heim"...kkkkk Qualquer mula paraplegica descobre isso apenas olhando meus comentarios anteriores porque ao CONTRARIO DE VOCE eu NÃO MUDO MEU ENDEREÇO IP e emails para criar fakes sua anta. Agora seus endereços IPs eu sei... Ok fake BCG e outros mais ? A proposito seu jumento surtado Lula NÃO é peixe ok? Lula é um molusco..kkkkkkk.
9
Denunciar

Lucas 4:49 PM Oct 17, 2021
O trombadinha resolveu entrar na conversa pra passar vergonha hahaha. Ô WALTER OLIVEIRA, quem usa perfil fake não sou eu não, nazistinha de merda. Vai lá chorar a morte do bigodinho que faz oitenta anos quase e você nunca superou, vagabundo.
9
Denunciar

LucasGay 11:35 AM Oct 17, 2021
Nestor o tal Lucas agora surtou de vez...kkkkkk O surtado agora resolveu falar pela "maioria da população"...kkk FABULAÇÃO é sintoma de doença mental grave e o texto do cara é dar dó...kkkkkkk. Vou repetir: Discutir com esquerdista da SEITA lulo petista como essa bicha aborigine do terceiro mundo o tal fake lucas é o mesmo que discutir com CORNO. Voce mostra as provas, videos, fotos, testemunhas e o cara diz: tudo mentira!kkkkkkkkkkkkk
9
Denunciar

Lucas 5:54 PM Oct 16, 2021
Você fala que " Se ele tivesse resolvido o problema do desemprego e da fome nenhum desses problemas teria voltado a ocorrer na intensidade que voltaram" demonstrando mais uma vez sua completa ignorância. Desemprego e fome se resolvem adotando políticas que combatem desemprego e fome, mas se um país passa a adotar políticas que comprovadamente aumentam o desemprego e a fome (e é o que Paulo Guedes faz, sua ideologia aumentou o desemprego e a fome em absolutamente TODOS os lugares do mundo em que foi aplicada), é óbvio que o problema voltará. Do mesmo jeito que dá pra reverter o problema se voltarem a adotar políticas de combate ao desemprego e a fome, por isso é tão importante nos livrarmos de Bolsonaro o mais rápido possível. Claro, para quem apoia o crime organizado, as milícias, as rachadinhas, a mamata dos milicos e a prática de crimes em geral, melhor manter o bolsonaro mesmo. Mas não é o meu caso nem o da maioria da população.
9
Denunciar

Lucas 5:48 PM Oct 16, 2021
Você pergunta "onde está a corrupção desse governo". Bom, corrupção é o que não falta. basta ver OS FATOS. Em janeiro de 2019 o governo tentou ampliar absurdamente o número de pessoas do governo que podem impor sigilo a documentos, ficando mais fácil esconder falcatruas (o que felizmente foi barrado pela oposição), e o banco central propôs excluir parentes de políticos da lista de monitoramento obrigatório das instituições financeiras, o que é ótimo pra esconder casos de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Desde julho de 2019, as Juntas Comerciais não são mais obrigadas, como eram desde 2014, a comunicar ao COAF quando detectam sérios indícios de crimes registrados em documentos produzidos em suas dependências. O objetivo era ajudar os órgãos de controle a combater a lavagem de dinheiro. Agora, quem lava dinheiro agradece. Tentaram aprovar um "pacote anti-crime" que na verdade propõe isentar de punição quem "mata por forte emoção", o que é a faca e o queijo na mão para milicianos e membros da banda podre das polícias e forças armadas em geral (provavelmente não por coincidência, essa parcela do crime organizado sempre foi associada à família Bolsonaro), além de diminuir a pena para milicianos. Em agosto de 2019, Bolsonaro decide Retirar Ricardo Saadi da superintendência da PF no Rio. Saadi era quem investigava as estranhas tentativas de atrapalhar as investigações que chegaram aos milicianos que mataram Marielle. Como se sabe, Queiroz foi responsável pela contratação em gabinete da mãe e da mulher de Adriano Nóbrega, preso por esse assassinato, e a PF do Rio estava também engajada em investigar as movimentações financeiras de Flávio Bolsonaro. Em Agosto de 2019, o governo decretou que todas as visitas ao Palácio da Alvorada e ao Jaburu passarão a ter sigilo de cinco anos (foi graças ao fato delas seram públicas que explodiram as delações da Odebrecht), mais uma atitude para defender a corrupção, e pediu sigilo também do cartão corporativo, com o qual tem gasto milhões. Em outubro, propôs o Projeto de Lei 3.723/2019, que revoga a obrigação de polícias e Forças Armadas comprarem munição marcada por lote - é mais uma medida para beneficiar o crime organizado (em especial as milícias e a banda podre das forças armadas). Em dezembro de 2019, propôs a MP 910, que anistia a grilagem - uma das atividades também feitas pelas milícias, e como sabemos o crime organizado é a principal base de apoio de Bolsonaro. Em 2020, o ministro condenado por fraude ambiental Ricardo Salles demitiu diretor do IBAMA que combatia garimpo ilegal. Para fazer uso político da ANVISA, Bolsonaro nomeou como diretores um militar íntimo seu, um apadrinhado do centrão e uma médica que pratica estelionato com cloroquina. Retiraram o diretor da PF por investigar as relações da família com o crime organizado. Ao ser descoberto que o ministro Ricardo Salles agia junto com criminosos na Amazônia, a PF trocou o chefe no Amazonas que descobriu o crime. Entrega da carteira de ativos do Banco do Brasil no valor de 3 BILHÕES DE REAIS por ridículos 370 MILHÕES DE REAIS para o banco do qual Paulo Guedes foi fundador (BTG). Num caso bem clássico de corrupção via conflito de interesses, as empresas de telecomunicações que estão em conluio com o Bolsonarismo dão dinheiro à empresa do Wajngarten (só a Band, por exemplo, pagou 109 mil para ele ano passado), e em troca eles gastam enormes somas de dinheiro público nessas campanhas (só ano passado a SECOM gastou 197 milhões com elas) - aquela campanha do presidente incentivando as pessoas a irem as ruas durante a epidemia, por exemplo, foi orçada em quase cinco milhões em dinheiro público. No vídeo da reunião com os ministros o presidente da Caixa ser refere a um "pedido de dinheiro da Band". Se aproveitaram da pandemia também para praticar corrupção via retirada de obrigação de licitação, como no caso do material médico comprado de empresa de ex-militar que apoia o bolsonarismo e passou a vender material superfaturado para o governo. Em abril de 2020, um grupo de telefonia acusado de fazer ataques via telemarketing em eleições de 2012 e 2014, e investigado por explorar consumidores, fechou contrato de R$ 46,8 milhões com Ministério da Saúde, sem licitação, para operar serviço de pesquisa telefônica do SUS. Operadora já foi multada oito vezes pela Anatel, em R$ 7 milhões. No escândalo das laranjas apenas Bebbiano foi expulso do governo, mas não por ser desonesto (se fossem despedir cada desonesto não sobraria ninguém nesse governo), mas simplesmente porque ele virou desafeto de bolsonaro, pois o ministro do turismo está envolvido no mesmo esquema e continua firme e forte no cargo. Em maio de 2020, o ministro interino da saúde contratou como seu Assessor Especial o advogado Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo, que defendeu milicianos condenados pela Justiça como Ricardo Teixeira Cruz, condenado por comandar uma milícia na zona Oeste do Rio, e também Daniel Benitez, condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli. Uma multa de 27 milhões de reais da empresa da esposa de Wassef (o advogado de Bolsonaro que escondeu Queiroz) foi anulada no atual governo. A Micheque desviou milhões que deveriam servir para combater a covid19 a uma ONG de Damares com "sede" em um restaurante. E sem falar das "vendas" escandalosa sque causaram prejuízos bilionários da BR Distribuidora, da TAG e da refinaria da Petrobras na Bahia. E em junho de 2021, a descoberta que a Pfizer, que produz a vacina de maior eficácia existente, foi ignorada porque o governo montou um esquema de corrupção para comprar uma vacina que sequer tinha eficácia comprovada, e pagando MUITO MAIS CARO.
9
Denunciar

Lucas 5:47 PM Oct 16, 2021
Nestor, quem falou em narrativas? Eu estou apenas comparando fatos. Lula pegou o Brasil com mais de 11% de desemprego após quase uma década em que ele só aumentava e devolveu com menos de 5%, além de aumentos reais dos salários e do poder de compra. Bolsonaro bate recordes de desemprego, fome e miséria, e governa apenas para beneficiar parasitas e aqueles que vivem da prática de crimes,porque um brasileiro que quer trabalhar honestamente teria interesse em reelege-lo? Contra fatos não há argumentos, Nestor, não adianta vir com essa conversinha patética de "narrativas". Ninguém precisa comparar narrativas, é só comparar os fatos. E os fatos estão aí para quem quiser ver. Entendo você querer manter o bolsonaro no poder dada a sua índole mas para quem quer trabalhar honestamente não há qualquer motivo em manter bolsonaro no poder, Nestor.
9
Denunciar

Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 9:06 PM Oct 15, 2021
Lucas, sua análise não é séria. Pessoa honesta e patriota não traria de volta ao governo uma quadrilha que praticou a maior corrupção do planeta. Empregos da era Lula ocorreram apesar dele. A conjuntura mundial era favorável, tanto que a boa fase foi acabando e o desemprego voltou com força. O caminho para geração de emprego é o do desenvolvimento que depende da criação do cenário propício mediante reformas, privatizações, enfim redução do Estado e do custo Brasil. Lula não fez nada disso.
10
Denunciar

Lucas 10:17 AM Oct 16, 2021
Nestor, porque você insiste em achar que defender o crime organizado e a corrupção é patriotismo? Vou responder a pergunta que você, com seu mau-caratismo típico, fingiu não ter entendido: porque uma pessoa honesta iria reeleger alguém que governa apenas para beneficiar aqueles que vivem da prática de crimes? Eu entendo que alguém como você, que apoia o crime organizado e a corrupção, prefere mesmo apoiar o Bolsonaro que passou trinta anos praticando corrupção e defendendo os interesses do crime organizado, mas a maioria dos brasileiros quer é trabalhar honestamente, Nestor, e por isso prefere votar em quem pegou o Brasil com mais de 11% de desemprego após quase uma década em que ele só aumentava e devolveu com menos de 5%, além de aumentos reais dos salários e do poder de compra. Contra fatos não há argumentos, Nestor. Você precisa entender que nem todo mundo é como você que prefere um presidente que só beneficia quem pratica crimes.
10
Denunciar

Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 9:02 AM Oct 16, 2021
Teão, Teão, meu caro Teão, cuidado com a ilusão. Em que pese a sua simpatia, nada disso é verdade. Data Folha merece algum crédito?
10
Denunciar

Tião 7:14 AM Oct 16, 2021
10/05/2010-- Lula leva título de ‘Campeão Mundial na Luta Contra Fome’ pela ONU 16/12/2010-Popularidade de Lula bate recorde e chega a 87%, diz Ibope Datafolha- 13/12/2014 -: Lula é considerado o melhor presidente da história do Brasil Pesquisa mostra, também, crescimento da popularidade do PT em todo o País
10
Denunciar

Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 12:32 PM Oct 15, 2021
Ao que tudo indica, não haverá segundo turno. Haverá sim uma vitória acachapante de Bolsonaro no primeiro turno. A não ser que haja fraude nas urnas que não emitirão recibos em papéis graças a um esforço hercúleo dos fraudadores de urnas. Restará ao Lula um segundo torno, provavelmente na cadeia que é o “palácio” em que ele deveria estar.
14
Denunciar

Lucas 7:06 PM Oct 15, 2021
Nestor, me responda essa pergunta muito simples: porque uma pessoa honesta iria reeleger alguém que governa apenas para beneficiar aqueles que vivem da prática de crimes? Entendo que você por algum estranho motivo parece apoiar quem trabalhe em prol da corrupção e do crime organizado, mas a maioria dos brasileiros quer é trabalhar honestamente, Nestor, e por isso prefere votar em quem pegou o Brasil com mais de 11% de desemprego após quase uma década em que ele só aumentava e devolveu com menos de 5%, além de aumentos reais dos salários e do poder de compra. Só haveria "vitória acachapante de Bolsonaro" se a maioria da população fosse como você, que apoia o crime. Felizmente isso não é verdade, Nestor. Bolsonaro corre o risco de sequer ir pro segundo turno, o que seria excelente. E melhor ainda seria que com a derrota dele pessoas como você fossem embora do país - ganhariam vocês, que ficariam mais felizes, e ganharia o Brasil, que se livraria de quem apoia a corrupção e o crime organizado.
14
Denunciar

Assinante Premium
Nestor Martins Amaral Junior 12:20 PM Oct 15, 2021
Essa turma da esquerda é sui generis, bate nos geradores de empregos, renda e impostos como acaba de fazer com Luciano Hang. Rouba, mata e entrega um país falido após décadas de má gestão. Mas, na cara dura, coloca empregos gerados na conta do Lula & Cia. e para completar debita a falência do país na conta do Bolsonaro. Assim, afirma com todas as letras que Bolsonaro é genocida, vagabundo e mentiroso. Devemos acreditar é no incorruptível e sincero Lula. Não é? Brincadeira!
13
Denunciar

Lucas 7:05 PM Oct 15, 2021
Pra variar, o defensor da bandidagem continua com suas lorotas para justificar o fato de que apoia a corrupção e o crime organizado. Agora o palhaço diz que a esquereda "bate no geradores de emprego". É mesmo, Nestor? A realidade é bem diferente do que você diz. Lula pegou o país com mais de 11% de desemprego após praticamente uma década inteira de aumento de desemprego praticamente contínuo (o que, segundo a desculpa que você usava, deveria ter um efeito inercial), e devolveu o país com menos de 5% de desemprego. Diz que entregou "um país falido", quando na verdade o PT entregou o país com mais de 350 bilhões de dólares em reservas internacionais. E o que a direita tem feito? Batido recordes de desemprego, fome e miséria. Sim, Nestor, Bolsonaro é vagabundo e mentiroso, e isso nem é novidade, pois antes de ser presidente o vagabundo já tinha passado trinta anos praticando corrupção, rachadinha, nepotismo, empregando funcionários fantasmas e se associando ao crime organizado, tudo COMPROVADO FACTUALMENTE, mas você, um vagabundo que por algum motivo apoia a corrupção e o crime organizado, fica aí se fazendo de sonso. Contra fatos não há argumentos, Nestor. Lula pegou o país com mais de 11% de desemprego, devolveu com menos de 5%. A direita só fez explodir o desemprego, a fome e a miséria. Quem é que "bate nos geradores de emprego", seu palhaço?
13
Denunciar

Mineiro22 12:01 PM Oct 18, 2021
Cangaciro e Lulla se merecem, dois esquerdalhas que só trouxeram atraso e miséria. Inclusive o poste do corruPTo disse agora pouco que o PT não é de esquerda kkkkkkk nem os esquerdistas sebosos querem se identificar com essa ideologia fracassada.
3
Denunciar

Lucas 12:43 PM Oct 18, 2021
Você não é aquele vagabundo que disse que "a coronavac está matando pessoas no chile", que "o PT vetou 13o do bolsa-família" e que lockdown não funciona? Aquela mula que tinha falado pra eu olhar a curva de mortes na Califórnia e na Flórida? Ô, vagabundo, nesse exato momento a média diária de mortes na Flórida está em 170, já na Califórnia, um estado com quase o dobro da população da Flórida, está em 89. Parece que você estava errado, né, vagabundo?
3
Denunciar

LucasGay 11:31 AM Oct 17, 2021
Discutir com esquerdista da SEITA lulo petista é o mesmo que discutir com CORNO. Voce mostra as provas, videos, fotos, testemunhas e o cara diz: tudo mentira!kkkkkk Por isso que em nenhum lugar do mundo civilizado essa escória nunca fez nada que tenha presatado...
4
Denunciar

Lucas 12:55 PM Oct 18, 2021
o trombadinha acha que corrente de whatsapp é "prova" hahahaha. E aí, retardado, onde estão as "provas" de que usar máscara causa "intoxicação por monóxido de carbono"? hahahahaha
4
Denunciar

MESSIAS 10:21 AM Oct 17, 2021
estes dois tipos, um metido a valentão cachaceiro, o outro, ladrão, vagabundo, safado sem vergonha, retirante maldito e cachaceiro tb, são tão desgraçados que nem o vírus da covid quis saber destes dois elementos malditos.
3
Denunciar

Lucas 10:37 AM Oct 17, 2021
Tá faltando espelho em casa, gado? Você defende coisa bem pior.
3
Denunciar

LucasGay 9:53 AM Oct 17, 2021
Esquerdistas e a tralha socialista são iguais a onças: Quando não tem o que comer COMEM OS FILHOTES. Ciro, Lula,FHC e toda essa corja são farinha do mesmo saco.
2
Denunciar

Lucas 12:23 PM Oct 18, 2021
Uai, gado, tá querendo explicar isso PRA MIM? hahahaha coitado do trombadinha.
2
Denunciar

LucasGay 6:35 PM Oct 17, 2021
E mais jumento. LULA NÃO é um peixe ok? Lula é um molusco seu beócio.kkkkkk
2
Denunciar

Lucas 4:47 PM Oct 17, 2021
Hahahahahah o nazistinha de merda tá tristonho porque Hitler perdeu a segunda guerra mundial. Supera, vagabundo, tem quase oitenta anos isso já, concentre-se em treinar pintura de meio fio pra realizar seu sonho, vagabundo. Mas agiliza isso aí, porque já já esse miliciano de merda que só governa pra beneficiar bandido acaba e aí vagabundo como você VAI TER QUE TRABALHAR, seu merda. E com essa vasta "inteligência" de quem acha que entrar no exército é "muito difícil" e que usar máscara causa "intoxicação por monóxido de carbono" não vai ter muita opção não, ô trombadinha.
2
Denunciar

LucasGay 11:27 AM Oct 17, 2021
Respondeu a bichinha recalcada do terceiro mundo. Fique tranquilo aborigine inutil e analfabeto. Nazismo e os grandes movimentos politicos que marcaram o século passado exigem DNA ok? Não é o caso da sua tribo de BANANIA. So mesmo um imbecil completo não sabe que a Historia é escrita pelos vencedores ok? Então va estudar idiota!
2
Denunciar

Lucas 10:38 AM Oct 17, 2021
Ih, chegou o nazistinha de merda.
2
Denunciar

MESSIAS 5:55 PM Oct 16, 2021
dois vagabundos, safados, sem vergonhas e filhos de puta, agora eles tem uma coisa em comum, CACHACEIROS, o retirante de 9 dedos então...
3
Denunciar

Fora Comunas 10:37 PM Oct 15, 2021
O Presidente Jair Bolsonaro me representa. Só não representa os seguidores do Pinguço Ladrão, Luiz Inércio Stalinácio, o Judas de Garanhuns, o Traidor da Pátria de São Bernardo do Campo, o Apátrida do Foro de São Paulo, vendido ao Dragão, um criminoso 100% doente e possuído pelo demônio! Fora PT, PSOL, PSB, PSD, PSDB, PV, PSL, Unidade Popular, PCB, PSTU, PCO, PCdoB, PDT, PL, Rede, Podemos, Cidadania, Solidariedade e Novo, a CORJA, a SÚCIA comunista!
11
Denunciar

LucasGay 11:36 AM Oct 17, 2021
Quanto a bichinha recalcada do terceiro mundo o tal Lucas aplicam-se os DOIS CASOS. Burro e criminoso....
11
Denunciar

Lucas 10:18 AM Oct 16, 2021
Você vive da prática de crimes ou só é burro mesmo?
11
Denunciar

Fora Comunas 10:37 PM Oct 15, 2021
Bolsonaro 2022!!! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! Fora Lula! Fora PT! Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha! Fora STF! FORA COMUNAS! Fora Bostoulos! Fora Cangaciro! Fora Tiro Gomes! Fora Imbeciro! Fora FHC!Fora PC do B!Fora Marina! Fora STF! Fora Solidariedade! Fora Cidadania! Deus acima de tudo! Fora PT, PSOL, PC do B, PSDB, Rede, Solidariedade, Cidadania, PDT, PSB...
11
Denunciar

Fora Comunas 10:36 PM Oct 15, 2021
Ladrões fora do poder, comunistas na cadeia! Vamos expulsar todos os esquerdistas corruptos do país e mandar para Kuba, Xina e Koréia do Norte! FORA PT, PSOL, PC, PC do B, PSDB, Rede, Solidariedade, Cidadania, PDT, PSB! Nunca mais! Esquerdopatia, doença de quem é controlado pelo egocentrismo radical de usurpar bens, destruir a moral e os bons costumes familiares. Deus acima de tudo! Difícil ser pior que Dilmanta e Lula Stalinácio, ninguém jamais conseguirá ser tão jumento e corrupto.
9
Denunciar

Fora Comunas 10:35 PM Oct 15, 2021
Bolsonaro 2022!!! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! Fora Lula! Fora PT! Fora STF! Fora Bostoulos! Fora Marcelo Frouxo! Fora Cangaciro! Fora Tiro Gomes! Fora FHC! Fora Paulinho da Força! Fora PSDB! Fora PSOL! Fora PDT! Fora LHaddrad! Fora Rede! Fora Marina! Fora STF! Fora Solidariedade! Fora Cidadania! Fora PC do B! Fora Lula! Fora Amoedo! Fora STF! Deus acima de tudo! Fora Doria calça apertada! Bolsonaro 2022!!! Fora Lula! Bolsonaro 2022!!! Fora STF! Deus acima de tudo! Fora PT, PSOL, PC do B, PSDB, Rede, Solidariedade, Cidadania, PDT, PSB... nunca mais!
10
Denunciar

Fora Comunas 10:27 PM Oct 15, 2021
DEFINITIVO: Ao que tudo indica, não haverá segundo turno. Haverá sim uma vitória acachapante de Bolsonaro no primeiro turno. A não ser que haja fraude nas urnas que não emitirão recibos em papéis graças a um esforço hercúleo dos fraudadores de urnas. Restará ao Lula um segundo torno, provavelmente na cadeia que é o “palácio” em que ele deveria estar.
10
Denunciar

Paulo Barbosa 1:20 PM Oct 15, 2021
Pronto agora temos um novo "psiquiatra" na praça , para nomear e diagnosticar seus novos desafetos, onde o mesmo proclama dono da verdade e não admite concorrência ao cargo que almeja .
6
Denunciar

André L. Marques 1:13 PM Oct 15, 2021
Essa briguinha entre 2 merdas é pura armação, estratégia dos ratos para tirar votos do mito. Depois eles se unem. Dois canalhas fingidos. Só que a direita, não é burra como esses boçais da esquerda.
10
Denunciar

LucasGay 11:37 AM Oct 17, 2021
Quanta criatividade do tal lucas...ctrl c ctrl v...kkkkkkkkkkkkkk
10
Denunciar

Lucas 7:03 PM Oct 15, 2021
André, você vive da prática de crimes ou só é burro mesmo?
10
Denunciar

jiulio cezar 11:17 AM Oct 15, 2021
Briga entre lucifer e satanás! Que se aniquilem esses dois lixos comuni$tas bandidos vagabundos!
9
Denunciar

Fora Bolsonaro 11:07 AM Oct 15, 2021
O Cirão está igual ao Bozo, com dor de corno.
25
Denunciar

Esteves 10:23 AM Oct 15, 2021
Antes era BolsoDoria e agora é BolsoCiro. O Ciro critica dessa maneira em entrevistas para ganhar algum destaque, mas em 2018 frente a frente com Bolsonaro no Debate praticamente afinou e foi todo educado chamando Bolsonaro de estimado amigo Parlamentar. O Reinaldo Azevedo ainda tentou ajudar fazendo uma pergunta sobre Economia pros 2 debaterem e Bolsonaro acabou colocando Ciro no bolso com aqueles argumentos e projetos sobre SPC. Ate Bolsonaro conseguiu sair em vantagem contra Ciro no Debate.
18
Denunciar

LEIA MAIS
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise
Política em Análise