O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reagiu de forma enérgica ao vídeo em que o secretário de Cultura Roberto Alvim faz referências polêmicas durante o anúncio do Prêmio Nacional das Artes.
Em seu twitter, o chefe da Casa Baixa do Parlamento afirmou que Alvim passou de todos os limites ao citar textualmente o ministro de Propaganda nazista Joseph Goebbels, e pediu a demissão do secretário de Cultura.
O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo. https://t.co/k9sb6QX6iG
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) January 17, 2020Em vídeo em que anuncia o Prêmio Nacional das Artes ao som de Wagner, músico favorito de Hilter, Alvim cita textualmente trechos de um discurso do ideólogo nazista Joseph Goebbels.
“A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, diz Alvim no vídeo.
#PrêmioNacionaldasArtes | Marco histórico nas artes e na cultura brasileira! Com investimento de mais de R$ 20 milhões, o Prêmio Nacional das Artes vai apoiar projetos de sete categorias em todas as regiões do Brasil. Dê o play e confira! pic.twitter.com/dbbW4xuKpM
— Secretaria Especial da Cultura (@CulturaGovBr) January 16, 2020