João Vitor Xavier

Saída de deputado do PSDB pode mudar grupos da ALMG

Grupo governista era o maior da Casa, com 21 deputados. Outros dois blocos independentes possuem 20 nomes cada, enquanto a oposição conta com 16 políticos.

Por Da Redação
Publicado em 24 de abril de 2019 | 03:00
 
 

A desfiliação do deputado estadual João Vítor Xavier do PSDB abre a possibilidade de ocorrerem mudanças na formação de blocos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Até então, o grupo governista era o maior da Casa, com 21 deputados. Outros dois blocos independentes possuem 20 nomes cada, enquanto a oposição conta com 16 políticos. 

Como mostrou O TEMPO, João Vítor foi convidado para se filiar ao DEM e ao Cidadania, antigo PPS. Na primeira situação, ele iria compor o grupo independente Liberdade e Progresso, fazendo com que o bloco se tornasse “maioria” na Casa. Com isso, haveria uma estrutura melhor – com um número maior de cargos e mais um espaço de decisão no colégio de líderes. 

Contudo, os parlamentares dizem que, por ser um acordo fechado com o presidente do Legislativo, Agostinho Patrus (PV), após ele conversar individualmente com cada um dos 77 deputados, o bloco governista continuaria com a alcunha e estrutura da maioria, mesmo com um número menor de políticos no grupo.