O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-3) promove a campanha Abril Verde, que objetiva sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que tornem o ambiente de trabalho seguro, além de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Durante as noites do mês de abril, o TRT-MG ilumina de verde a fachada de sua sede, na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte.  

O desembargador e gestor regional do projeto, Marcelo Pertence, destaca o alto número de mortes por acidente de trabalho por dia no Brasil - seis, em média - e pontua que, além dos acidentes físicos, a Justiça tem, cada vez mais, se atentado a outras formas de precarização.  
 
“Um dos temas é uma homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. Temos falado muito de um ambiente de trabalho saudável dentro do Tribunal. Além dos acidentes, há pautas sobre o adoecimento através de postura, elementos químicos, mas também da questão psicológica, de assédio moral, sexual, síndrome de Burnout. O programa, instituído em 2011, quer estabelecer a cultura de cuidado e prevenção no espaço de trabalho”, define. 

Pertence destaca pressões e assédios à mulher como uma das crescentes preocupações do TRT-3. “Trabalhamos com o a dignidade da pessoa humana, em vários aspectos, e tudo que envolve o assunto está em foco”, conclui. 
 
Calendário ações 2023