O desentendimento entre os vereador Elvis Côrtes (PHS) e Jorge Santos (PRB) não ficou apenas na briga que quase chegou às vias de fato durante a sessão de anteontem, como mostrou O TEMPO, na edição de ontem. Segundo apurou a reportagem, a equipe de Santos já procurou assessores de outros vereadores para travar a pauta da Casa até que Côrtes seja retirado do posto de vice-líder de governo na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), sob a ameaça de deixe a base de governo. 

Conforme mostrou O TEMPO, a briga entre os parlamentares na terça-feira ocorreu depois que Côrtes ameaçou contar ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) que o colega havia falado mal do secretariado do prefeito. Santos, então, teria dito para que Côrtes contasse “para o prefeito, para a mãe e para o pai”, o que desencadeou o início da confusão que teve de ser apartada pela equipe de segurança da Casa.

O conflito foi a gota d’água para Santos, que, aos gritos, ainda no plenário, teria dito que ia fazer de tudo para atrapalhar as votações na Casa até que o desafeto perdesse o cargo.

Procurado pela reportagem após as ameaças feitas por Jorge Santos, o vereador Léo Burguês (PSL), atual líder de governo de Kalil na CMBH, disse que tomou conhecimento da situação, mas que a decisão de tirar o vice-líder cabe ao prefeito. “É uma decisão exclusiva do prefeito. O Elvis Côrtes tem sido companheiro de primeira hora, é totalmente leal, fiel, capaz e uma pessoa que eu confio plenamente, além de ser muito importante na tramitação de projetos na Casa”, declarou.

Sobre a atitude de Jorge Santos, Burguês disse que é uma decisão do parlamentar sair da base caso o pedido não seja atendido. “Mas o Jorge representa um segmento importante na cidade, ligado a uma igreja que faz grandes trabalhos, que é a Igreja Universal. Espero que isso (ele sair da base do prefeito Alexandre Kalil) não aconteça porque ele é um colega importante na Câmara”.

Mesmo o ultimato sendo de responsabilidade de Alexandre Kalil, é certo que Léo Burguês vai ser ouvido pelo chefe do Executivo para tomar a decisão final. Atualmente, o vereador Álvaro Damião (DEM) exerce as atividades de vice-líder de Alexandre Kalil junto com Elvis Côrtes na Câmara.