Em seu primeiro jogo na história da Copa Libertadores, o América vai encarar um adversário que não vive uma boa fase. O Guaraní-PAR já realizou três jogos no Campeonato Paraguaio e conquistou apenas um ponto, na sua estreia pela competição, no empate sem gols contra o Guaireña. Na sequência, o time aurinegro perdeu para o Sol de América por 1 a 0 e sofreu 2 a 0 do Cerro Porteño. Campanha bem diferente do elenco que foi vice-campeão do Segundo Turno da competição local, na temporada passada.
Para o jornalista setorista do Cacique, como também é conhecido o Guaraní-PAR, Dany Serna entende que três alterações no elenco, em relação ao plantel do ano passado, foram determinantes para o início ruim da equipe paraguaia. Segundo Dany, o time comandado pelo técnico Fernando Jubero ainda não conseguiu se encaixar após a saída do goleiro Gaspar Servio, negociado com o Rosário Central-ARG, do meia José Florentín, que foi para o Vélez-ARG, e do atacante Alfio Oviedo, reforço do Cerro Porteño-PAR.
Dany Serna também apontou uma das principais fragilidades do primeiro oponente do Coelho na Libertadores. O jornalista destaca a falta de experiência do goleiro adversário e a dificuldade na saída de bola dos paraguaios.
“Hoje (o Guaraní), tem um goleiro muito jovem e isso pode ser uma leve vantagem para a equipe do América Mineiro. Devis Vasquez tem 23 anos e apenas cinco partidas realizadas na Primeira Divisão. E essa é uma coisa que está pesando bastante na segurança para a saída de bola dos zagueiros centrais”, avalia Dany.
Por outro lado, o setorista do Guaraní-PAR aposta no retorno do meia Jorge Mendoza, que já atuou no futebol brasileiro pela Ponte Preta e que estava no Guarieña, para atuar ao lado de uma das referências do elenco, atacante Fernando Fernández, e juntos recuperarem o futebol que encerrou a temporada anterior.
Sobre a expectativa para o duelo da próxima quarta-feira (23), às 19h15, no Independência, Dany Serna acredita que será uma boa oportunidade para o Cacique recuperar a confiança e buscar a tão desejada arrancada em 2022. “Para esta partida, já na quarta-feira, a esperança é que o Guaraní encontre uma oportunidade de levantar a cabeça e um clima melhor para que, brevemente, conquiste uma arrancada no Campeonato”, comenta.
Após o jogo de ida na próxima quarta-feira, as equipes voltam a se encontrar no Paraguai, no dia 2 de março, também às 19h15, no estádio Defensores Del Chaco.