Na luta contra o Z-4 do Brasileiro, o América segurou até onde pôde, mas perdeu para o Internacional por 1 a 0, nesta segunda-feira (11), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no último jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado por Moisés, nos acréscimos do segundo tempo.
Sem conseguir emplacar duas vitórias seguidas no campeonato, o Coelho segue estacionado com 18 pontos na tabela, agora na 15ª posição do Brasileiro. O Internacional foi a 28 pontos ocupando o 3º lugar na competição.
O América agora vira a chave para a partida decisiva de volta contra o Botafogo, nesta quinta-feira (14), às 21h, no Engenhão. No jogo de ida, o Coelho venceu o time carioca por 3 a 0, no Horto.
Ainda na luta para escapar do Z-4 do Brasileiro, o Coelho só volta a jogar na Série A, no domingo (17), às 19h, no Independência, contra o Bragantino. Um dia antes, no sábado (16), o Internacional encara o Athletico-PR, na Arena da Baixada, às 16h.
O jogo
Inter e América fizeram um primeiro tempo morno no Beira-Rio. Mesmo com seis desfalques, o Colorado começou a partida em casa indo para cima do fechado e desfalcado Coelho. Apesar de dominar as ações nos 45 minutos iniciais, o time gaúcho treinado por Mano Menezes fez o goleiro Matheus Cavichioli trabalhar pouco, mesmo com a zaga do América dando mole lá atrás. Conti e Patric iam mal em campo.
O goleiro Daniel, do Inter, nem se fala…ficou mais sossegado ainda. No primeiro tempo, o contra-ataque do Coelho não funcionou. Pedrinho e Felipe Azevedo, além de Índio Ramirez, pareciam se esconder da bola. Antes de o jogo ir para o intervalo, o técnico Vagner Mancini ainda perdeu o meia Alê, que sentiu uma lesão sendo substituído por Carlos Alberto.
Na volta para a segunda etapa, o jogo ficou mais aberto no Beira-Rio. O América se segurava como dava na defesa e jogava por uma bola certa para vencer o jogo. Na melhor delas, aos 33, Carlos Alberto parou no goleiro Daniel, do Inter, que tentava furar a retranca do Coelho.
Mais preocupado em não levar do que fazer gols, Vagner Mancini resolveu colocar mais um zagueiro em campo. Maidana entrou no lugar do atacante Pedrinho e formou trio de zaga com o amarelado Conti e Luan Patrick. Na frente, Felipe Azevedo foi sacado para dar lugar a Aloísio ‘Boi Bandido’.
Do lado do Inter, Mano precisou tirar Taison, que se machucou. O ex-meia cruzeirense Maurício foi pro jogo. O atacante Wesley Moraes entrou no lugar de David, que desperdiçara duas chances de abrir o marcador no primeiro tempo.
Dos 30 minutos até o fim, o jogo foi lá é cá no ataque. Parecia que o 0 a 0 sairia do placar. Só que a torcida do América não imaginava que o castigo seria no apagar das luzes. Em cruzamento na área, Moisés aproveitou e bateu para sacramentar a vitória do Colorado, nos acréscimos.
BRASILEIRO 2022 - 16ª RODADA
INTERNACIONAL 1 X 0 AMÉRICA
Internacional: Daniel; Heitor (Johnny), Mercado, Rodrigo Moledo e Moisés, Gabriel, Edenílson, Carlos de Pena (Boschilia) e Taison (Maurício), Pedro Henrique (Caio Vidal) e David (Wesley Moraes). Técnico: Mano Menezes
América: Matheus Cavichioli; Patric, Conti, Luan Patrick e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Juninho, Alê (Carlos Alberto) e Índio Ramírez (Matheusinho); Pedrinho (Maidana) e Felipe Azevedo (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini
Cartões amarelos: América (Conti, Lucas Kal, Juninho e Luan Patrick)
Gols: Internacional - Moisés (55' 2°T)