O América respirou aliviado neste domingo (24) após vencer o Atlético-GO, fora de casa, e deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão. Em jogo agitado, o Coelho foi mais efetivo, abriu 1 a 0 e conseguiu segurar a pressão do Dragão no segundo tempo para confirmar a vitória no Antônio Accioly.

Com o resultado, o time mineiro soma 21 pontos, sobe para a 14ª colocação e conquista a primeira vitória fora de Belo Horizonte neste Campeonato Brasileiro.

Com os dois times precisando vencer para se afastar do rebaixamento, o jogo foi aberto, com muitas finalizações dos dois lados, mas pouca efetividade. Só o Dragão chutou ao gol 18 vezes, mas não conseguiu balançar as redes de Cavichioli. O América começou melhor e chegou até a marcar duas vezes - o primeiro gol foi anulado devido à posição irregular de Henrique Azevedo -, indo para o vestiário com a vitória parcial merecida.

Já no segundo tempo, quem pressionou foi o Atlético-GO, que melhorou muito no jogo e fez de tudo para não encerrar o domingo com a derrota dentro de casa. Com mais de 60% de posse de bola, a pressão foi imensa, mas o Coelho conseguiu segurar bem, fez bons desarmes e contou com defesas importantes de Cavichioli para confirmar a vitória.

Como baixa para a próxima partida, o lateral Marlon recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora do jogo contra o Avaí, no domingo (31).

O próximo compromisso do Coelho é na quinta-feira (28), pela Copa do Brasil. O time mineiro viaja até o Morumbi para encarar o São Paulo no jogo de ida das quartas de final.

Como foi o jogo

O primeiro tempo da partida foi movimentado. Pressionados, os dois times precisavam da vitória para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão e entraram em campo buscando o gol desde o apito inicial. As oportunidades, porém, nem semrpe foram de muito perigo. O América chegou a abrir o placar logo aos 9 minutos, em gol contra, mas a posição irregular de Henrique Azevedo anulou a jogada.

O Coelho teve muito mais qualidade com a bola no pé na primeira etapa, e pressionou a defesa adversária, jogando principalmente pela lateral direita, até conseguir balançar as redes novamente. Pouco mais de 10 minutos antes do intervalo, Felipe Azevedo recebeu de Éder, que veio pela lateral direita, na entrada da área e bateu cruzado, fora do alcance de Ronaldo.

Depois do gol mineiro, o Alético saiu mais para o jogo, tentando buscar o empate. O time de Goiás chegou a ter mais chances de gol, mas não conseguiu confirmar e foi para o vestiário com a derrota parcial para um América que, de fato, apresentou melhor futebol.

O Dragão voltou acelerado do intervalo, decidido a empatar a partida na frente da torcida. Com muito mais posse de bola, o Atlético pressionou o América durante quase todo o restante do jogo, finalizando mais de 10 vezes no gol de Matheus Cavichioli somente na segunda etapa. Mesmo assim, não conseguiu ter efetividade, parando em bons desarmes do Coelho e em defesas importantes de Cavichioli.

No apito final, o América comemorou a sexta vitória no Brasileirão e o afastamento da zona da degola. Já o Dragão, que só venceu quatro vezes até agora, só está acima de Juventude e Fortaleza, entre os quatro que estão caindo para a Série B.