Em casa

América vence o Confiança e assume a vice-liderança da Série B

Coelho apaga o fogo do Dragão, no Independência, e vira vice-líder da competição; parada agora é contra o Corinthians pela Copa do Brasil

Jogadores do Coelho comemoram o gol do zagueiro Anderson, no primeiro tempo | Foto: Mourão Panda/América
Igor Veiga| igor.veiga@otempo.com.br
24/10/20 - 22h55

Com gols de Anderson e Ademir, o América venceu o Confiança, por 2 a 1, na noite deste sábado (24), no Independência, pela 18ª rodada da Série do Brasileiro. Com 35 pontos na tabela, o Coelho engatou o quinto triunfo seguido na competição e assumiu a vice-liderança, na cola da líder Chapecoense, com 36. 

América e Confiança se enfrentaram pela primeira vez na história e o time do técnico Lisca fez virar fumaça o fogo do Dragão sergipano, que também vinha embalado na Série B - com quatro vitórias nas últimas seis rodadas. A derrota no Horto fez a equipe de Aracaju cair de sexto para sétimo lugar no campeonato, com 32 pontos.

Próximos jogos

O Coelho agora vira a chave para o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. E a parada será duríssima. O time de Lisca encara o Corinthians, na próxima quarta-feira (28), às 21h30, no Itaquerão, em São Paulo. 

Pela Série B, o América só volta a campo no sábado (31), contra o Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. No mesmo dia, o Confiança recebe a líder Chapecoense, em Aracaju, em busca da reabilitação. Ambas as partidas estão marcadas para às 19h.

O jogo

Contra o Confiança neste sábado (24), o técnico Lisca praticamente repetiu a escalação do time titular e o mesmo esquema 4-3-3 com qual havia vencido por 3 a 1 o Brasil-RS, em Belo Horizonte, na última rodada da Série B. A única novidade foi na lateral esquerda, com a volta de João Paulo no lugar de Sávio. 

Pelo lado do Confiança, o técnico Daniel Paulista optou por improvisar o meia Everton Santos na lateral-esquerda, no lugar de Silva, suspenso por cartão. O mais cotado para assumir a vaga era o zagueiro Léo Griggio.

O primeiro tempo começou com o Confiança partindo pra cima do Coelho e exigindo duas boas defesas do goleiro Matheus Cavichioli. Artilheiro da equipe de Sergipe com 4 gols na Série B, o atacante Renan Gorne dava trabalho à zaga americana. 

Pique de luz

Após a pressão inicial do Confiança, o Coelho conseguiu equilibrar o jogo e abriu o placar aos 29 minutos com direito a “lei do ex”. Gol do zagueiro Anderson, de cabeça, após bola alçada na área em cobrança de falta. 

O substituto de Eduardo Bauermann na zaga do Coelho, que se recupera de uma lesão no joelho, era jogador do Confiança até o ano passado. Foi o primeiro gol dele com a camisa do América.

O curioso foi que parte dos refletores do estádio Independência se apagarem justamente no momento em que a bola cruzava a área do Confiança no lance do gol. Houve muita reclamação dos sergipanos, mas o juiz confirmou o tento e se recusou a voltar a cobrança de falta.

Apesar de ter mais posse de bola no primeiro tempo (60%), o time de Sergipe sentiu o golpe. Nos 15 minutos restantes após o gol do América, perdeu toda aquela confiança de partir para o ataque como no início do jogo e o Coelho foi para o intervalo com a vantagem mínima no placar.

Ufa, Coelho!

Na segunda etapa, o América voltou melhor em campo e ampliou o marcador logo aos 10 minutos com Ademir após receber um passe açucarado de Juninho dentro da grande área. Foi o nono gol do atacante americano na temporada e o quarto dele na Série B do Brasileiro, atual artilheiro do Coelho na competição.

Após o segundo gol, o América puxou o freio de mão e se fechou no campo de defesa à espera dos contra-ataques. Talvez tenha sido cedo demais. O castigo veio aos 35 minutos com o Confiança descontando o prejuízo. O zagueiro Anderson tocou a mão na bola dentro de área. Pênalti para o Dragão e gol convertido por Renan Gorne: 2 a 1 no placar. 

Os minutos finais do jogo foi dramático para o Coelho. O segundo tempo foi até os 50 minutos e com o Confiança todo no campo de ataque do América, que conseguiu se segurar atrás e evitar o empate do time sergipano até o apito final. Lisca respirou aliviado.

Ficha técnica

Motivo: 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)

América: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson, João Paulo; Geovane (Alê), Zé Ricardo, Juninho; Ademir (Daniel Borges), Léo Passos (Rodolfo), Felipe Azevedo (Felipe Augusto). Técnico: Lisca 

Confiança: Rafael Santos; Everton, Matheus Mancini, Luan, Caíque Sá (Thiago Ennes); Guilherme (Danilo Pires), Madison, Rafael (Tiago Luis); Ítalo (Ari Moura), Renan Gorne e Reis (Iago). Técnico: Daniel Paulista

Gols: Anderson (AME/29’1T), Ademir (AME/10’2T), Renan Gorne (CON/35’2T - de pênalti)

Cartões amarelos: Felipe Azevedo (AME); Anderson (AME); Tiago Luis (CON)

Cartões vermelhos: não teve

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: