Nesta terça-feira (8), o América volta a disputar uma partida na Copa Libertadores. Depois de uma virada emocionante contra o Guaraní-PAR, em Assunção, o Coelho chega à terceira fase do torneio com mais confiança, e vai decidir uma vaga na fase de grupos com o Barcelona de Guayaquil, às 21h30, no Independência. O time mineiro ingressou na competição na segunda etapa, enquanto os equatorianos estão na Libertadores desde a primeira fase.
No último sábado (5), o técnico Marquinhos Santos poupou os titulares no jogo contra o Villa Nova pelo Campeonato Mineiro. Apenas Matheusinho, titular nas duas partidas contra o Guaraní, estava entre os 11 que iniciaram o duelo diante do Leão do Bonfim. O América vai em busca da primeira vitória, atuando em casa, no torneio continental. Contra o time paraguaio o Alviverde perdeu, na Arena Independência por 1 a 0, e no Defensores del Chaco aplicou um placar de 3 a 2, sacramentando a classificação à terceira fase nas disputas de pênaltis.
Herói da partida em Assunção, o atacante Wellington Paulista é peça garantida neste confronto. Fica a dúvida de quem vai atuar ao lado do jogador, já que Marquinhos Santos também poupou Felipe Azevedo, Pedrinho e Everaldo, utilizados contra o Guaraní. Pedrinho inclusive fez o terceiro gol na vitória sobre o Cacique.
Já o Barcelona de Guayaquil, semifinalista da competição em 2021, chega nesta fase após duas vitórias diante do Universitario, do Peru, antes havia superado o Montevideo City Torque, nos pênaltis. Invicto na temporada, o Barcelona não contará com o zagueiro Luca Souza, que foi expulso contra o Universitario, e vai cumprir suspensão. O lateral-direito Tito Valencia não viajou por problemas pessoais. Já o lateral-direito Byron Castilho e o meia Erick Castilho se recuperam de lesão. Outro meia que está no departamento médico é Damián Diaz, que joga com a 10, ele sofreu uma lesão muscular há apenas uma semana e não poderá estar na partida.
Em entrevista coletiva, o técnico Jorge Célico falou sobre as baixas para o primeiro jogo contra o América, mas destacou que no futebol ninguém é essencial. "Temos várias baixas para este jogo. Todos no plantel são necessários, mas no futebol ninguém é essencial, pensar assim gera uma competição muito saudável", afirmou.
Com tantas perdas para esse confronto, pelo menos Célico poderá contar com a volta do meia Leonai Souza, jogador brasileiro que chegou esse ano ao Barcelona, e foi desfalque contra o Universitário devido a uma lesão muscular.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA X BARCELONA-EQU
Motivo: 3ª fase da Copa Libertadores
Data: 08/03/2022
Horário: 21h30 (Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, MG
Transmissão: Rádio Super 91,7 e Conmebol TV
Árbitro: Darío Herrera - ARG
Assistentes: Juan Belatti - ARG e Diego Bonfá - ARG
Prováveis escalações:
América: Jailson; Patric, Iago Maidana, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Pedrinho), Everaldo e Wellington Paulista. Técnico: Marquinhos Santos.
Barcelona de Guayaquil: Javier Burrai; Pedro Pablo Velasco, Darío Aimar, Carlos Rodríguez, Leonel Quiñónez (Jonathan Perlaza); Leonai Souza, Bruno Piñatares, Gabriel Cortez; Emmanuel Martínez, Adonis Preciado e Gonzalo Mastriani. Técnico: Jorge Célico.