O zagueiro Iago Maidana, do América, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em julgamento nesta quarta-feira (22) devido à sua expulsão na partida contra o Coritiba, no dia 15 de maio. No lance, que ocorreu aos 38 minutos do 1º tempo, no Couto Pereira, o defensor atingiu, com o pé, o rosto do atacante Léo Gamalho em uma disputa de bola no meio campo.
Veja o lance:
“O lance é um pouco feio, mas, se analisarmos algumas, circunstâncias, fica claro que foi um choque totalmente ocasional. O Maidana está de costas, chuta somente a bola e, quando a perna sobe, atinge o adversário. O Léo Gamalho força uma passagem para tentar alcançar a bola e na hora que o Maidana desce a perna ele acaba acertando o adversário. O árbitro foi rigoroso no lance, o Maidana já tinha amarelo e eram 39 minutos do primeiro tempo. O atleta já foi punido com a expulsão e a automática e não merece ter sua ficha maculada com um choque natural e sem qualquer imprudência ou intenção”, justificou o advogado do Coelho Henrique Saliba.
A maioria dos auditores da Terceira Comissão Disciplinar entenderem que Maidana foi imprudente no lance, nada além disso.
A partida foi disputada no estádio Couto Pereira e foi válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Após o cartão vermelho, o América tomou um gol e perdeu por 1 a 0.