América

Rodada põe time perto da degola

Derrota para o Botafogo fez diferença para o primeiro time do Z-4 cair para três pontos

Por Antônio Anderson
Publicado em 20 de setembro de 2018 | 08:00
 
 
Sábado, o time do técnico Adílson Batista enfrenta o líder São Paulo, no Morumbi, e precisa da reabilitação para não se complicar Mourão Panda/América divulgação - 16.8.2018

A sexta rodada do returno do Campeonato Brasileiro não foi muito boa para o América. Com a derrota por 1 a 0 para o Botafogo, o time viu cair para apenas três pontos a vantagem em relação ao Ceará, primeira equipe na zona de rebaixamento da competição. Com o resultado, a equipe carioca chegou aos 29 pontos, subiu para o 15º lugar na tabela de classificação da Série A, apenas um ponto de desvantagem em relação ao Coelho.

Também estão colados com o América o Vitória e o Bahia, respectivamente 13º e 14º colocados, que somam 29 pontos, e a Chapecoense, que está em 16º e tem 28. Com duas vitórias, dois empates e duas derrotas no returno, o que representa um aproveitamento de 44,44%, o Coelho viu sua diferença em relação aos adversários do Z-4 cair consideravelmente e precisa da recuperação imediata na tabela para voltar a se distanciar do grupos de equipes que estão na briga contra o rebaixamento.

Com cinco pontos conquistados dos últimos 15 disputados pelo Campeonato Brasileiro, o América chegou a ter cinco pontos de vantagem em relação ao Sport, equipe que abria a zona de rebaixamento na 20ª rodada. No jogo seguinte, esta diferença em relação ao clube pernambucano caiu para quatro pontos. Após a 22ª rodada, a diferença em relação a Chapecoense, que era o primeiro clube no Z-4, estava em apenas dois pontos.

Diferença. Na 23ª e 24ª rodadas, o América conseguiu abrir cinco e seis pontos em relação ao Vasco, que estava ocupando o 17º lugar, mas o revés diante do Botafogo fez diminuir para apenas três pontos a vantagem em relação ao Ceará, que no complemento da 25ª rodada passou a ser o primeiro clube na zona de rebaixamento.

Segundo números do site “Probabilidades no Futebol”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o América tem 19,4% de chance de ser rebaixado para disputar a Série B do Brasileirão em 2019. Para evitar que isso aconteça, o clube trabalha com a conquista de 45 pontos. Faltando treze rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, o alviverde precisaria conquistar mais 15 pontos.