América

Salum espera por 'normas especiais' para ceder jogadores a clubes menores

Dirigente é a favor de empréstimo de atletas para o término da disputa do Estadual às equipes que necessitarem

Por Da Redação
Publicado em 17 de abril de 2020 | 06:00
 
 
O coordenador de futebol clube-empresa do América, Marcos Salum Mariela Guimarães/O Tempo

Nos últimos dias, Atlético e Cruzeiro, por meio de seus dirigentes, demonstraram a intenção de emprestar jogadores, sem custos, a clubes do interior que passam por dificuldades financeiras devido à pandemia do novo coronavírus. Esta é uma das saídas que os clubes da capital encontraram para ajudar as equipes menores a terminarem a disputa do Campeonato Mineiro quando o calendário esportivo voltar a ser discutido, uma vez que várias agremiações menores têm contrato com os atletas apenas até o fim de abril. 

Em entrevista ao programa Super FC, da Rádio Super, o presidente do América, Marcus Salum, foi questionado sobre a possibilidade de se juntar aos rivais em ajuda aos clubes menores. O dirigente sinalizou de forma positiva, mas ressaltou a importância da criação de normas especiais, principalmente em relação à prorrogação de contratos.

"É uma tradição do América ceder jogadores. No Villa Nova tem atletas que são nossos, na segunda divisão tem muitos jogadores nos clubes também. Só acho que que precisa haver uma ação coordenada para regularização dos contratos. A maioria dos contratos dos clubes que disputam só o regional termina no fim de abril, que é a data final do campeonato. O prazo mínimo para a prorrogação de um contrato é de três meses, então tem que ser feita uma norma especial para que esse contrato possa ser menor. Tem que ter esse cuidado", explicou o dirigente. 

Em contato com o Super FC na últimas semanas, vários clubes do interior relataram as dificuldades da manutenção da folha salarial e dos contratos sem que haja uma definição das novas datas para o restante do Estadual. Ainda restam seis jogos a serem disputados na competição, sendo dois da fase de classificação, dois da semifinal e outros dois que correspondem à final do Campeonato Mineiro.