O América iniciou bem o Campeonato Brasileiro e chegou a entrar no G-4 da competição ao fim da quinta rodada. No entanto, nos últimos quatro jogos, o time mineiro não conseguiu vencer seus adversários, e sequer marcou gols. A sequência negativa fez a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini cair para a 16ª posição na tabela de classificação, com 15 pontos, um a mais que o Goiás, primeiro time da zona de rebaixamento.
Após 10 meses, o América volta a amargar uma sequência negativa na Série A. A última vez que isso aconteceu foi no primeiro turno da temporada passada, quando perdeu para o Fortaleza, Atlético e Sport, e empatou com Grêmio e Atlético-GO, terminando a 14ª rodada, no dia primeiro de agosto, na 18ª posição, com cinco jogos sem vitórias.
Com os resultados ruins, o elenco americano já liga o alerta para não se complicar na competição. O principal objetivo do clube é permanecer na primeira divisão pelo terceiro ano seguido e, para isso, a reação precisa ser rápida, no sábado (25) diante do Flamengo, às 19h, no Maracanã.
O técnico Vagner Mancini analisou o desempenho do time nos últimos jogos e também comentou sobre o equilíbrio do campeonato nesta temporada. O treinador ainda revelou que, quando o time não está bem, o desejo é jogar a próxima partida o mais rápido possível para sair dessa fase.
"Quando você vive uma fase dessas você quer jogar para voltar ao normal. Em quatro jogos foram 12 pontos em disputa e apenas um conquistado, isso acaba te jogando para trás (...) é um campeonato equilibrado, mas temos que olhar para nós. Sabemos como o América pode ser forte na competição, é jogar dentro dos 100% de cada um, mas a parte técnica tem que estar presente no jogo”, analisou Mancini.
Depois da derrota para o Fortaleza, na Arena Castelão, a delegação do América volta às atividades na tarde desta terça-feira (21). Com a semana livre para treinar, Mancini poderá contar com até cinco reforços para o duelo contra o Flamengo. O meia Alê volta à equipe após cumprir suspensão. Os goleiros Jailson e Matheus Cavichioli devem ser liberados pelo Departamento Médico do clube, assim como o meia-atacante Matheusinho e o atacante Paulinho Bóia.