Com o objetivo de fortalecer a marca e buscar grana para aplicar no futebol, o Atlético aumentou o leque de parceiro e patrocinadores em 2018. E a tendência é ampliar a estratégia para a próxima temporada. O clube procurou ir além de contratos com empresa tradicionais – como a MRV, no clube desde 2011, e o Supermercados BH, desde 2015 – e nem tudo se limitou à exibição de logotipos na camisa alvinegra.

A TV Galo, por exemplo, ganhou um patrocinador exclusivo, a Codil, beneficiadora de arroz com sede em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. O clube também fez parcerias com empresas automobilísticas para ganhos indiretos, como o novo ônibus Volkswagen, avaliado em R$ 500 mil, e a Fiat, que deu carros para que o Atlético os sorteassem para seus associados – ações que também se deram para com os sócio-torcedores de Cruzeiro e América.

Por estratégia de marca, algumas empresas preferem assinar com os dois maiores times de Minas. Foi o que aconteceu com o aplicativo de transporte Uber e com a rede de clínicas de ortodontia Orthopride. O Atlético, por sua vez, enveredou sozinho por aqui para criar a Universidade do Galo, em parceria com a Universidade Brasil, fundamentada em ensino à distância – que também tem parceria com Corinthians e Flamengo. Esses patrocínios estampam sua marca na camisa.

O presidente Sérgio Sette Câmara vê esses patrocínios como necessários e importantes para o clube. “Eles agregam. A gente precisa de dinheiro para poder rodar folha. Qualquer dinheiro é importante. Não podemos também vender a camisa do Atlético a qualquer preço. Os patrocínios que foram feitos levaram em consideração valores de mercado e a marca Atlético. É um valor que é importante mas, próximo dos direitos de transmissão e da venda de jogadores, é bem inferior”, avaliou o dirigente.

Em 2018, além do patrocínio master da Caixa, o Atlético também assinou com a America.net, operadora de telecomunicações. O clube já tinha contratos com Solatio, Belo Dente, Gatorede e Brahma (Ambev). Em parceria com o Grupo Sada, o Galo Futebol Americano sagrou-se campeão brasileiro logo em seu primeiro ano levando as cores alvinegras.