O duelo entre Atlético e Palmeiras, nesta quarta-feira (3), às 21h30, tem como astros não só os jogadores em campo — na área técnica, seus comandantes também são protagonistas. Rivais na Libertadores, Cuca e Abel Ferreira acumulam encontros marcantes na maior competição de futebol da América do Sul e estarão frente a frente novamente no Mineirão.

O treinador atleticano iniciou há uma semana sua terceira passagem pelo clube mandante. Apesar de ter tomado por 3 a 0 na sua reestreia para o Internacional, no último domingo (31), sua história no Galo é marcante, principalmente pela conquista da Libertadores de 2013 (a única do clube) e do vitorioso ano de 2021.

Já o português está no comando alviverde desde outubro de 2020. Com um trabalho quase impecável, conquistou as Copas Libertadores daquele ano e do ano seguinte, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e um Campeonato Paulista pelo Verdão.

Duelo

Ao todo, foram cinco confrontos entre Galo e Porco com os dois técnicos nos respectivos times. Cuca levou a melhor em duas oportunidades, enquanto Abel em nenhuma; além disso, houve três empates.

O embate mais marcante foi pela Liberta de 2021, na fase semifinal. Em São Paulo, empate sem gols, e em Belo Horizonte, 1 a 1. Como no ano passado gol fora de casa ainda era critério de desempate, o Palmeiras avançou à final e conquistou o título em cima do Flamengo.

Na temporada anterior, os treinadores se enfrentaram em outro jogo histórico, mas quando Cuca estava no Santos: na final do torneio internacional, no Maracanã. O Palmeiras venceu com gol de Breno Lopes nos acréscimos do segundo tempo.

Além daquela partida, Peixe e Porco, sob o comando de Cuca e Abel, se enfrentaram duas vezes: um empate e uma vitória do clube da capital paulista.