Marcas

Do 'Galo Doido' ao 'Galo São': o equilíbrio do trabalho de Cuca

Números mostram consistência do comando atual do Atlético, o que gera expectativas de bons resultados na temporada

Por Fernando Martins y Miguel
Publicado em 31 de julho de 2021 | 06:50
 
 
Pedro Souza / CAM

O Atlético divide opiniões nesta temporada. Até entre seus próprios torcedores. Uns preferem ficar com o pé atrás, já que consideram que o time pode apresentar um futebol melhor do que vem apresentando. Outros estão empolgados por conta dos resultados conquistados, uma vez que a equipe está bem em todas as competições que disputa.

Opiniões à parte, o Galo de 2021 mostra uma transformação no trabalho de Cuca a frente do time. Se na primeira passagem o comando do treinador ficou conhecido como o 'Galo Doido', por conta da força ofensiva e a capacidade de correr riscos e viver no limite do resultado, o time atual do técnico é sinônimo de equilíbrio e consistência em campo, o que pode ser chamado de 'Galo São'.

Em levantamentos feitos pelo Footstats, em 39 jogos, o Galo 2021 tem apenas cinco derrotas, 27 vitórias e sete empates. Um aproveitamento de 75%. São 67 gols feitos e apenas 22 gols sofridos.

Em comparação com os 39 primeiros jogos do Atlético desde 2013, quando Cuca também era o treinador, dá para constatar visivelmente o equilíbrio que o time atingiu na atual temporada.

Com uma média de 1,72 gol por jogo, o Atlético atual possui um equilíbrio que faltou nos anos anteriores e, consequentemente, atrapalhou o time na busca por melhores colocações nos campeonatos e conquista de títulos.

Mesmo com algumas ausências por Covid e lesões, o Atlético mantém o nível do ataque, permanecendo na média de marcar acima dos 60 gols nos primeiros 39 jogos. O time sentiu ausências importantes como Vargas, Sasha, Savarino, Marrony e Keno, com este último lesionado e que atravessa uma má fase na temporada. Mesmo assim, conseguiu marcar muitos gols Veja abaixo:

Mas o equilíbrio entre a defesa e o ataque é a marca registrada da atual campanha. Para se ter uma ideia, em 2013, o time fez incríveis 79 gols nos primeiros 39 jogos da temporada. Porém, a equipe sofreu 48 gols e teve um saldo de 31 gols. Em comparação aos números atuais, o Galo tem saldo de 45 gols, a melhor média dos últimos oitos anos. Confira abaixo:

O que mostra a solidez defensiva da equipe atual. Uma média de 0,5 gol sofrido por jogo. Não é à toa que o time possui as melhores defesas da Libertadores (1ª entre os classificados) e Brasileiro (2º). Veja abaixo: