Centro da polêmica no jogo contra o Atlético por ter citado desde o jogo da ida, no Mineirão, o atacante Gabriel Barbosa não esqueceu o 'inferno' prometido para o Maracanã. Ele chegou a ser convocado pelo STJD para dar explicações sobre a declaração. Após o Flamengo fazer 2 a 0 sobre o clube alvinegro, invertendo a vantagem mineira e avançando às quartas de final da Copa do Brasil, o jogador rubro-negro levantou um cartaz com a frase: 'Bem-vindo ao inferno' e um frango sendo assado. 

Ele celebrou com a torcida no Maracanã a sequência rubro-negra. Antes disso, no segundo tempo, ele foi substituído e na saída de campo ainda discutiu com um membro da comissão técnica atleticana, que foi tirar satisfações com o jogador. Gabriel Barbosa não entrou na pilha e preferiu brincar com outro substituído, o atacante Pedro. 

Durante a transmissão da TV Globo, o repórter Eric Faria revelou que Gabigol, quando Lázaro fez o gol, no Mineirão, disse a Nathan e a Júnior Alonso: 'Vocês se ferraram, hein! Esse gol vai eliminar vocês lá no Maracanã', declarou o centroavante.

Gabriel Barbosa, portanto, já vinha criando e preparando o clima para o jogo do Maracanã, onde a torcida fez uma grande festa e empurrou o Flamengo rumo à reviravolta no Rio de Janeiro.