Mesmo o Atlético tendo anunciado o meia-atacante Pedrinho no dia 30 de junho, já era de conhecimento público que o time só poderia inscrevê-lo para as competições a partir de 1º de agosto. Porém, após agir nos bastidores, o Galo conseguiu antecipar isso para a próxima segunda-feira (18), quando abre a janela de transferências no Brasil.

"A liberação do jogador foi possível graças ao entendimento entre a diretoria de futebol do Galo e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, a quem o Galo agradece. O atleta chegará por empréstimo, sem ônus, até 30/06/23. O Atlético agradece o empenho dos agentes envolvidos nas tratativas, e aproveita a ocasião para se solidarizar com as vítimas da guerra na Ucrânia", informou a agremiação alvinegra.

O jogador de 24 anos pertence ao Shakhtar mas teve o contrato suspenso porque o futebol no país europeu está paralisado, devido à guerra com a Rússia. Uma resolução da Fifa permite a inscrição desses atletas em clubes de outros países somente a partir de agosto.

Uma das grandes preocupações do Galo com relação a Pedrinho era a sua inscrição para a disputa das quartas de final da Copa Libertadores, onde a data limite é 30 de julho. O clube irá enfrentar o Palmeiras já no dia 3 de agosto, no Mineirão. A volta está marcada para o dia 10, no Allianz Parque.

Desta forma, Pedrinho poderá ser regularizado para as competições com os atacantes Cristian Pavón, Alan Kardec e o zagueiro Jemerson, reforços confirmados nas últimas semanas.

O atleta não joga desde dezembro de 2021 por conta do conflito internacional. Devido a isso, a entidade desportiva internacional anunciou que atletas estrangeiros poderiam ter seus contratos suspensos até julho de 2023 com os clubes da Ucrânia.

Em 18 jogos pelo Shakhtar Donetsk, Pedrinho marcou 4 gols e deu 3 assistências. Antes disso, jogou pelo Benfica, onde anotou 1 gol em 31 partidas.