Focado

Galo aposta no desempenho defensivo para conseguir ser campeão brasileiro

Para conquistar o tão sonhado bicampeonato, o Galo tenta arrumar a defesa da equipe, bastante irregular na última temporada

Por Giovanna Pires
Publicado em 23 de junho de 2021 | 12:31
 
 
Pedro Souza/Atlético

Aos poucos, o Atlético tem conseguido regularizar seu sistema defensivo. Muito inconstante na última temporada, a defesa do Galo parece estar no caminho certo para encontrar uma “fórmula mágica” na contenção. Com isso, a equipe comandada pelo técnico Cuca aposta no bom desempenho defensivo para ser campeão brasileiro nesta temporada. 

No Brasileirão 2021, o Atlético entrou em campo cinco vezes, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Venceu apenas por placares magros (1 a 0) e ainda não saiu atrás no placar em nenhuma partida. O time sofreu três gols, dois na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza e o outro no empate com a Chapecoense em 1 a 1 na última rodada. Com isso, já tem uma das melhores defesas da competição. 

Na última temporada, o ataque atleticano foi um dos principais destaques. Enquanto a defesa foi a terceira pior entre os 10 primeiros colocados do Brasileiro, a ofensividade foi importante. Terminou a competição como a segunda equipe que mais marcou gols. Nesta temporada, pelo menos na fase inicial do Brasileiro, tudo diferente. Poucos gols marcados, mas uma maior consistência defensiva. Trabalho do técnico Cuca, contou o zagueiro Gabriel.

"O Cuca passou para a gente que em média de 80%, 90% das equipes que são campeãs brasileiras têm a melhor defesa. Ele já procurou nos ajudar nisso, já falei em outras entrevistas que não é somente o sistema defensivo. A marcação começa lá no Hulk e isso facilita muito para quem está atrás. O mérito defensivo é de todo grupo que se esforça nessa marcação", disse o zagueiro atleticano. 

Gabriel ganhou uma oportunidade na equipe titular do Galo por conta dos desfalques de Igor Rabello, com Covid-19 e Junior Alonso que está com a seleção paraguaia na Copa América. O jogador entrou em campo como titular nos últimos dois jogos e tem aproveitado as chances dadas pelo treinador.

"Muito feliz por esta sequência, pelo tanto que trabalhei para isso, pelo tanto que esperei por este momento. Fico feliz com a sequência, com o Junior Alonso na Seleção. Infelizmente, o Igor Rabello está cumprindo período de isolamento. A gente torce para que o Junior vá bem na Copa América e que o Rabello volte logo", afirmou Gabriel.