Duelos

Galo e Bahia tiraram o outro da Copa do Brasil uma vez cada; relembre confrontos

Times se enfrentam pelas oitavas de final da competição de 2021

Último jogo ficou 3 a 0, pelo Brasileirão | Foto: Cris Mattos / O TEMPO
Gabriel Moraes| @gabrieumoraes
27/07/21 - 09h58

Apesar de Atlético e Bahia se enfrentarem desde a década de 1940, os times só se encontraram na Copa do Brasil – criada em 1989 – em apenas duas ocasiões, nos anos de 1999 e 2022. Clubes têm uma classificação cada.

Na última competição do milênio passado, mineiros e baianos se pegaram na segunda fase, que era antes das oitavas de final. Na fase anterior, o alvinegro havia tirado o Linhares-ES, enquanto o tricolor eliminou o Botafogo-SP.

Na ida, no dia 24 de março, em Salvador, partida ficou empatada em 1 a 1, com gols de Valdir, pelo Galo, e Clébson, pelo Bahia. Na volta, no dia 1º de abril, em Belo Horizonte, o time da casa perdeu por 1 a 0, gol de Bebeto Campos – Atlético desclassificado.

Nas oitavas, o Bahia passou pelo Coritiba, mas acabou caindo para o Juventude nas quartas, que foi o campeão daquele ano sobre o Botafogo.

Leia mais: Por perda de mando de campo, Bahia não definiu local da volta contra o Galo

No dia 10 de abril de 2002, o reencontro dos times na Copa do Brasil, ano da revanche e do Galo dar o troco. Desta vez, o duelo foi válido pelas quartas de final – o Atlético já havia deixado para trás Juventude-MT, Sport e Internacional, enquanto o Bahia desclassificou Corintians de Caicó, América de Natal e Portuguesa.

Na ida, no Mineirão, o mineiro venceu por 2 a 1, com gols de Rodrigo e Kim, e Róbson, para o adversário. Na Fonte Nova, o anfitrião venceu por 4 a 3, com gols de Marcelo Souza, Sergio Alves (2) e Róbson, para o Bahia, e tentos de Guilherme, Marques e Rubens Júnior. No agregado, o resultado ficou empatado, mas como o Galo fez mais gols fora de casa, o que era critério de desempate, este se classificou às semifinais.

Nesta fase, o Atlético perdeu para o Brasiliense, que perdeu o título para o Corinthians.

Total

Ao todo, os times já se enfrentaram 52 vezes, sendo 21 vitórias para o Galo, 18 empates e 13 vitórias para o Bahia. O último confronto foi nesse domingo (25), pelo Brasileirão, no Mineirão, jogo pelo qual o alvinegro meteu 3 a 0.

Nesta quarta-feira (28), eles voltam a se enfrentar pelas oitavas de final da Copa do Brasil, também em BH, às 21h30 (de Brasília). A partida de volta, no Nordeste, será no dia 4 de agosto, uma semana depois, no mesmo horário.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: