O Atlético, agora comandado pelo técnico Eduardo Coudet, estreia na temporada 2023 neste sábado (21), contra a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, em um local bem conhecido: o Independência. O estádio, onde o Galo mandou seus jogos de forma efetiva entre 2012 e 2019, não recebia um jogo do alvinegro, como mandante, desde maio de 2022 - fato raro para quem se acostumou com o Galo no local na década passada e em campanhas históricas, como a da Libertadores de 2013.

A partida contra o Atlético-GO, vencida pelo Galo por 2 a 0 (gols de Hulk e Marlon Freitas, contra) em 14 de maio do ano passado, pelo Brasileirão, foi a última com mando atleticano no Horto. Depois disso, enfrentou o América, em agosto, também pelo Brasileiro, mas com mando do Coelho.

Em 2022, foram sete jogos, sendo quatro como mandante, número maior do que o registrado em 2021, quando o Galo entrou em campo no Horto apenas cinco vezes e nunca como mandante. A tendência a retomar os mandos no Mineirão começou no segundo semestre de 2019, tanto que, em 2020, o Atlético fez apenas seis jogos no Independência, três como mandante,

No total, desde a reforma do estádio, reinaugurado em 2012, o Galo entrou em campo no tradicional gramado do Horto 255 vezes e com muitos fatos marcantes, entre eles a defesa com os pés do goleiro Victor nas quartas de final da Libertadores de 2013, além de jogos históricos na mesma campanha e do jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2014, contra o Cruzeiro, com uma vitória que encaminhou o título do torneio.