Um santista de 37 anos e um mineiro de Patos de Minas, de 45. Em comum, além de nascerem e crescerem no interior, os dois estudiosos do futebol nutrem uma enorme paixão pelo esporte, possuem estilos de trabalho e formas de armar suas equipes bem definidas e são treinadores da nova geração brasileira. Neste sábado (10), eles vão se encontrar, às 21h (de Brasília), no duelo entre Atlético e Fluminense, no Independência, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o embate tem motivações diferentes para os elogiados Rodrigo Santana e Fernando Diniz.

Enquanto o 16º colocado Fluminense luta contra o rebaixamento, o Atlético, no quarto posto da tabela, com 24 pontos, o dobro do adversário, está há oito do líder Santos e não só quer se firmar no G4 que dá vaga à Copa Libertadores como também sonha com o título nacional. No entanto, se vai mal no Brasileiro, o Flu, assim como o Galo, está firme e forte nas quartas de final da Copa Sul-americana, onde tem encantado apresentando um futebol vistoso e envolvente e arrancado elogios até dos adversários. O técnico do Peñarol, Diego López, eliminado pelos cariocas nas oitavas, por exemplo, exaltou o trabalho de Fernando Diniz e disse que o Tricolor é "melhor e mais difícil" que o badalado rival Flamengo de Jorge Jesus, repleto de estrelas.

E López não está sozinho. Diniz tem sido muito elogiado pelo bom e corajoso trabalho no Fluminense por diversos treinadores, jogadores e jornalistas. Com o já conhecido estilo de posse de bola, troca de passes, intensidade e uma marcação muito forte na saída de jogo adversária, o treinador tem feito o Flu, que não investiu pesado e tem uma equipe muito jovem, encantar e chamar atenção, rendendo acima do esperado. Não à toa, Ricardo Oliveira exaltou o técnico e pediu foco para o Galo no Horto.

"A nossa postura tem que ser uma postura agressiva, não pode ser diferente. Dentro do Horto precisamos colocar essa vontade de pressionar os adversários. Vem um time que tem essa ideia de jogo, um treinador que tem essa ideia de jogo, tem feito um grande trabalho e feito o seu time praticar um grande futebol. Já joguei contra times do Fernando Diniz em São Paulo e ele tem essa proposta de jogo, de pressionar os adversários, mas o Rodrigo (Santana) vai nos preparar bem para a gente neutralizar eles e conseguir essa vitória", disse o atacante alvinegro.

Rodrigo Santana, por sua vez, também tem sido muito elogiado. O técnico atleticano tem menos "estrada", uma vez que Diniz vem se destacando e chamando atenção desde 2013, quando fez um bom trabalho no Audax, e já rodou pelo Brasil, enquanto o santista faz no Galo seu primeiro trabalho como treinador de um time profissional. Os elogios, porém, estão no mesmo nível. Corajoso, Santana transformou o Atlético, especialmente após colocar o então reserva e segundo volante Jair como primeiro volante titular.

Com Jair como titular e em campo, o Galo não sofreu gols (os dois para o Fortaleza ocorreram após a saída do meio-campista) e está invicto. Além disso, o treinador organizou a defesa alvinegra, que não é vazada há quatro partidas, e fez o time ter uma transição de qualidade, muita intensidade e ótimo jogo coletivo, com boa troca de passes. O Atlético vive um clima de paz, tranquilidade e confiança que não era visto há um bom tempo. Não à toa, Ricardo Oliveira também rasgou elogios ao treinador.

"O Rodrigo tem feito um grande trabalho. Ele implantou a sua ideia de jogo e todos nós entendemos quando ele explica a maneira que gosta de jogar e colocamos em prática. Vejo nele um grande potencial todos os dias. Com muita alegria desfruto dos treinamentos que ele passa pra gente. São treinamentos muito bons e interessantes, que dão ideias de jogo e você consegue entender exatamente o que ele está passando e é um cara que eu, particularmente, estou tendo uma enorme alegria em poder estar trabalhando com ele e poder participar desse momento legal dele de sucesso e de reconhecimento", exaltou.

"Assumir o Atlético e conseguir manter o time lá em cima no Campeonato Brasileiro, entre os quatro primeiros colocados, e ir colocando o time em fases importantes da Copa Sul-americana, é muito legal. É um cara que mostrou seu repertório como treinador e o conhecimento que tem de futebol. Fico muito feliz de poder contribuir e ver o crescimento dele dia após dia", completou.

O duelo deste sábado no Horto promete. Dois técnicos jovens, que nasceram e cresceram no interior, estão sendo muito elogiados e possuem estilos e formas de trabalho bem definidas. A partida promete ter muita intensidade, uma forte disputa pela posse de bola e boas tramas ofensivas com bons passes dos dois lados.