Em sua penúltima passagem pelo Atlético, entre 2014 e 2015, o técnico Levir Culpi procurou dar chance a algumas promessas da base do Atlético – a principal delas, o zagueiro Jemerson, que acabou negociado para o Monaco-FRA. Para 2019, o treinador atleticano terá outras 13 pratas da casa no grupo de trabalho. Nenhum é considerado titular, mas nada os impede de cavar um lugar no time, assim como Jemerson. “Posso te dizer com certeza: não tenho plano algum para eles. Vai depender do que acontecer. Eles vão ter oportunidades de jogar e, se forem bem, vão embora, para a seleção, para a Europa”, avaliou o treinador.
Levir enfatizou o exemplo de Jemerson. “Ele veio treinar conosco. O primeiro jogo dele (como titular) foi fora do país, na Argentina (contra o Lanús, na final da Recopa de 2014). Ele estava nas categorias de base, mas, nos treinos, já chamava a atenção. O time foi bem, e muitas coisas ajudaram”, destacou o treinador.
Dos jogadores formados na base do Atlético, dois já têm rodagem: o volante Lucas Cândido, 25, e o goleiro Uilson, 24. Esse último, aliás, se não estivesse machucado, seria o primeiro suplente de Victor. O reserva do camisa 1 hoje é Cleiton, 21. O meia Bruninho, 18, o atacante Alerrandro, 18, o lateral-esquerdo Hulk, 19, e o volante Neto, 16, todos eles disputando a Copa São Paulo, farão seu segundo ano de treinamentos na equipe profissional.
Os dois primeiros foram integrados no começo de 2018, enquanto o terceiro, no meio da temporada e, o último, bem mais jovem, passou a ser observado na equipe de cima nos dois últimos meses do ano.
O zagueiro Matheus Stockl, 18, que não foi para a Copinha, também passou a treinar no profissional em meados de 2018, mas ficou um período fora de combate por causa de uma lesão. O atacante Vinícius, 19, que também passou a treinar no time adulto no ano passado, só não foi para Copa São Paulo porque se machucou.
O meia Daniel Penha, 20, e o lateral-direito Renan Guedes, 20, estouraram a idade de júnior. A lista de formados no clube se completa com os goleiros Michael, 23, e Fernando, 21.