Liderança

Marcação solidária em destaque

Com entrega de todos os setores, time é líder no Brasileiro e nas roubadas de bola no meio campo e no ataque

Por Bruno Trindade
Publicado em 25 de maio de 2018 | 08:00
 
 
Volante Gustavo Blanco é o símbolo do Atlético no Campeonato Brasileiro, com várias roubadas de bola e muita entrega Bruno Cantini/divulgação - 14.04.2018

A liderança do Atlético no Campeonato Brasileiro pode ser explicada de várias formas. Uma delas é através dos números. Além de ser o time que mais finaliza, o Galo é a equipe que mais desarma no meio-campo e no ataque. A postura mais ofensiva, adotada por Thiago Larghi, faz com que o alvinegro lidere o ranking de roubadas de bola. Conforme levantamento realizado pelo Footstats, o Galo é o time da Série A que mais vezes desarma o seu rival no meio-campo e no ataque. Quase 60% das vezes, os atleticanos roubam a bola no meio-campo ou no ataque.

Com a postura mais adiantada, o Atlético consegue diminuir o espaço, ficar próximo do gol adversário e manter o clube rival mais afastado de sua defesa. O jogo contra o Flamengo, no sábado (26), no Independência, pela sétima rodada do Brasileirão, deve ser um embate aberto, com as duas equipes buscando o gol, uma vez que o rubro-negro é o segundo no ranking de desarmes no meio e no ataque.

Conforme o volante Gustavo Blanco, maior ladrão de bolas do Galo na competição nacional, esses números só são possíveis por conta da entrega de todos os atletas do time na marcação. “No futebol de hoje, defender não é só para os zagueiros. O time todo tem que marcar e defender. Até comentava com o meu pai: o Ricardo Oliveira corre o jogo todo e ajuda muito na marcação”, comenta.

O centroavante Ricardo Oliveira ressalta a importância de todos da equipe auxiliarem quando o time estiver sem a bola. Somente assim, a equipe conseguirá encontrar um equilíbrio cada vez maior em campo. “O time está mostrando uma força defensiva muito boa. Todos têm responsabilidade de marcar sem bola, não precisa ficar pedindo isso. Quando estamos com a bola nos pés, vamos buscar os gols. Estamos buscando esse ponto de equilíbrio, que vai nos dar solidez defensiva e ofensiva”, declara.