Opinião

Nova regra para goleiros nos pênaltis não muda 'adiantadazinha', diz Victor

Especialista em defesas de pênaltis, goleiro Victor não vê vantagem na prática; Ifab mudou algumas regras; entenda

Por Thiago Nogueira
Publicado em 21 de março de 2019 | 08:37
 
 
Victor já pegou 17 pênaltis desde que chegou ao Atlético, em 2012 JOAO GODINHO / O TEMPO 14.03.2018

A International Board (Ifab, na sigla em inglês), organismo que regula as leis do futebol, aprovou mudanças nas regras que passam a valer a partir do próximo dia 1º de junho em todo o mundo – no Brasil, elas começam a ser consideradas no dia 8 de julho, logo após a disputa da Copa América. Entre as alterações está uma que reflete diretamente no trabalho dos goleiros para as defensas de pênaltis.

Atualmente, no momento das cobranças, os goleiros devem ficar com os dois pés sobre a linha mas, com a revisão da regra, eles poderão tirar uma pé da linha do gol na hora do disparo do cobrador. Defensor de pênaltis que é, Victor disse que ela não vai alterar o instinto do goleiro. 

“Na verdade, não muda muito não. O goleiro dá sempre uma ‘adiantadazinha’. Existem situações que são exageradas, mas todo o goleiro vai saltar para frente. Ele vai estar com os dois pés sobre a linha na cobrança e, quando define o canto, vai colocar um pé na frente até para pegar impulso. Não faz tanta diferença. Mas é uma regra para ser analisada para trabalhar e tirar proveito dela”, analisou o camisa 1 do Galo, que soma 17 pênaltis defendidos em oito anos de Atlético.

A Ifab fez seis alterações nas regras do futebol (veja quais são elas abaixo). Uma outra mudança também vai afetar diretamente a função de goleiros. Antes, numa cobrança de tiro de meta – na maioria delas, feita por um goleiro – , o jogador de linha precisa deixar que a bola saía da grande área para dar seguimento à partida. Agora, isso não será mais necessário. 

O que muda nas regras?

- Gol com a mão, mesmo acidental, será anulado;
- Nas substituições, jogadores devem sair pela linha mais próxima;
- Nos pênaltis, goleiros podem ter apenas um pé na linha do gol na hora da cobrança;
- Árbitro deverá reiniciar a partida com bola ao chão quando ela bater em seu corpo;
- Membros da comissão técnica passam a ser advertidos com cartões amarelos e vermelhos;
- Após cobrança de tiro de meta, não é preciso mais que a bola saia da área para dar sequência ao jogo.