O que já era mais que esperado, foi confirmado na noite desta quarta-feira (6): sem sustos, o Palmeiras venceu o Cerro Porteño em São Paulo por 5 a 0 e se garantiu nas quartas de final da Copa Libertadores. Agora, o atual bicampeão da competição irá enfrentar o Atlético, outro brasileiro e candidato ao título da competição.

Em Assunção, na semana passada, o Porco já havia ganhado por 3 a 0. Por outro lado, o Galo passou pelo Emelec com mais dificuldade: na ida, em Guayaquil, empate por 1 a 1; na volta, em Belo Horizonte, vitória de 1 a 0 com gol de pênalti do atacante Hulk.

Como o Palmeiras conquistou o primeiro lugar geral da fase de grupos, jogará o segundo jogo no Allianz Parque, enquanto o primeiro deverá ser no Mineirão. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deve divulgar nos próximos dias as datas e os horários dos duelos.

No entanto, a entidade prevê entre os dias 2 e 4 de agosto a realização dos jogos de ida das quartas. As partidas decisivas  da próxima fase do torneio serão na semana seguinte: de 9 a 11 de agosto.

Histórico recente

Os clubes jogaram entre si na Libertadores de 2021, mas na semifinal. Após um empate sem gols na casa do Palmeiras, aconteceu um 1 a 1 na do Atlético. Como os visitantes fizeram um gol longe de seus domínios e os mandantes, não, eles avançaram à final, quando enfrentaram o Flamengo e conquistaram a taça mais cobiçada das Américas em Montevidéu.

Lembrando que, a partir de 2022, gols fora de casa não valem mais como critério de desempate. Ou seja, em caso de empate no resultado agregado, decisão é nos pênaltis.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, os times também brigam pela liderança. Enquanto o Verdão é o 1º com 29 pontos, o Galo, atual campeão, é o 3º, com 27.