Durante um período - sobretudo no Brasileirão do ano passado - qualquer marcação de pênalti para o Galo era envolta de polêmicas e chegou até a virar meme nas redes sociais. Mas há 86 dias, nenhum pênalti  foi marcado a favor do time comandado por Turco Mohamed. O último aconteceu no dia 2 de abril na final do Campeonato Mineiro.

Já são 23 jogos  (incluindo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América) sem nenhuma marcação de pênalti a favor do atual campeão brasileiro. Em 2022 foram apenas 7 pênaltis a favor do Galo, mas nenhuma nos 14 jogos disputados até agora pelo Campeonato Brasileiro. Para se ter uma ideia, o Palmeiras já teve mais do que o dobro de pênaltis assinalados em 2022: 17.

Algumas penalidades do Atlético causaram bastante polêmica como a do clássico contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro no dia 6 de março. O Galo venceu o rival de virada, por 2 a 1 e teve uma pênalti a seu favor que gerou muita reclamação por parte dos rivais.

No lance, que resultou no gol de empate atleticano, aos 38 minutos do segundo tempo, o árbitro Igor Júnio Benevenuto viu falta de Oliveira em Hulk dentro da área e marcou pênalti. Na cobrança, o atacante converteu e igualou o marcador. Nos acréscimos, Ademir balançou as redes e sacramentou a virada.

E foi também em um clássico diante da Raposa, na final do Mineiro, no dia 2 de abril, a última vez que a arbitragem marcou um pênalti a favor do Galo. O alvinegro venceu por 3 x 1 sendo que o último gol, marcado por Hulk, foi justamente de pênalti.