Atlético

Polícia Civil investiga se Cazares cometeu crime contra a saúde pública

Camisa 10 do Atlético já foi multado pela prefeitura de Lagoa Santa por festa em seu condomínio no fim de semana

Gabriel Pazini| @Gabriel_Pazini
02/06/20 - 16h29

O meia Juan Cazares, do Atlético, que realizou festas em sua casa durante o período de quarentena pela pandemia do novo coronavírus, está sendo investigado pela Polícia Civil. O delegado Flávio Rabello Teymeny, da comarca de Lagoa Santa, conversou com a reportagem do Super.FC e disse que o camisa 10 do Galo, que testou positivo para Covid-19 no fim de semana, pode ser indiciado por crime contra a saúde pública.

Cazares pode responder com base no artigo 268 do Código Penal: "Infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa". A pena é de detenção de um mês a um ano, além de multa.

"A responsabilização administrativa ele já teve, porque tem um decreto daqui do município que proíbe esse tipo de festa. Só que tem a parte criminal, a parte dos crimes contra a saúde pública. Dentre esses crimes, o artigo 268 prevê a conduta de você propagar doença contagiosa e infringir determinação do poder público. Ele infringiu esse decreto destinado a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa. Eu não posso agora atestar que ele fez isso, porque não sei o dia que ele contraiu e que dia foi a festa. Não posso afirmar que ele será ou não indiciado, mas vai ser aberto um inquérito e, no final da investigação, vamos saber se ele será ou não indiciado. No entanto, criminalmente tem os artigos para uma situação para a conduta dele", declarou o delegado ao Super.FC.

"Vamos ouvir algumas pessoas, saber quem estava na festa, ir no condomínio. O procedimento investigativo já foi instaurado e vamos dar andamento para saber se ele cometeu um ilícito penal ou somente administrativo", completou.

No podcast Tempo Hábil Entrevista: pesquisa mostra a realidade dos trabalhadores da saúde no Brasil
Carregando...

 

Por causa do episódio, Cazares já foi multado pela prefeitura de Lagoa Santa em R$ 132 mil. Ele desrespeitou o decreto municipal 4.009, de 2020, que proíbe festas e confraternizações em casas, sítios e condomínios com aglomerações. A multa varia de R$ 660 a 132 mil reais, e o meia foi punido com o valor máximo porque é reincidente. Inclusive, há relatos de muitas festas só no mês de maio. Ele chegou a ser advertido verbalmente pela prefeitura, mas não parou.

Já o Atlético informou ao Super.FC que o "clube apura o caso e, se for o caso, tomará as medidas cabíveis". As atitudes de Cazares foram contra as determinações passadas pelo Galo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: