Análise

Protagonismo: a definição do camaleônico estilo de jogo de Turco Mohamed

Adaptatividade à várias formas táticas de jogar é uma das principais características do novo técnico do Galo

Por Fernando Martins y Miguel
Publicado em 15 de janeiro de 2022 | 05:00
 
 
Divulgação

Com a chegada de Turco Mohamed ao Atlético, o clube contratou um técnico capaz de atuar de várias maneiras. De acordo com o adversário ou simplesmente impondo um estilo mais favorável a determinado jogo. 

Com passagens marcantes pelo Tijuana, América e Monterrey, todos do México, onde venceu os "Aperturas", títulos nacionais mexicanos, Mohamed ficou marcado ao longo da carreira por ser um treinador que gosta de um ataque rápido.

Não se furta a fazer a ligação direta quando pressionado, mas gosta que a defesa saia jogando pelo chão. A participação do goleiro com os pés é uma das características apreciadas por Turco.

Mohamed é adepto ao 'perde e pressiona', ou seja, pressão logo quando há perda de posse de bola, sejá ela na defesa ou no ataque. Na marcação, gosta de sufocar o adversário em seu campo de defesa na maioria das vezes. Pra isso, trabalho muito o meio-campo para, além da recuperação da posse, se resguardar e proteger a defesa para não ser surpreendido em contragolpe.

E o contragolpe dos times de Mohamed chamam a atenção. Por ser um treinador ofensivista, possui equipes que chegam com um grande número de jogadores no ataque, dando maioria numérica e vantagem no último passe.

Uma das premissas do trabalho de Mohamed é de que o jogador está acima do sistema de jogo. Ele consegue se adaptar ao elenco que tem em mãos e utilizar as características dos jogadores para exercer determinadas funções.

"Não tenho um paradigma, algo como "vou jogar dessa maneira". Tudo depende dos jogadores. Eles são mais importantes que o sistema. Fui campeão no Tijuana com um 4-3-3, no America com um 4-4-2 e no Monterrey com uma linha de cinco", disse ele em entrevista à Liga Mexicana.

Seja no Huracán, da Argentina, no Tijuana, América, ou no Atlético, Mohamed carrega consigo o lema 'a atitutde não se negocia'. Que representa o protagonismo. Turco não abre mão de que sua equipe seja protagonista seja onde for.

Por conta de todas essas característica, o Atlético fez a escolha por Mohamed com a intenção de que o trabalho do técnico Cuca seja continuado por Turco, que já mostrou que por ser um camaleão da bola consegue se adaptar a um novo ambiente..