Já classificado de forma antecipada à Copa do Mundo do Catar, a Seleção Brasileira entra em campo nesta quinta-feira (26) para encarar o Equador, em Quito, às 18h (de Brasília), pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. E, mesmo com a vaga já garantida, ainda há muito em jogo. Afinal, faltando menos de onze meses para o Mundial, o técnico Tite já avisou que vai aproveitar essas últimas rodadas da competição para ‘oportunizar’ chances aos jogadores jovens.

O ‘recado’ do comandante parece ter um foco bem direto: o trio ofensivo da seleção. Sem Neymar, que faz tratamento de lesão no tornozelo da perna esquerda, Tite deve manter a mesma formação que ficou no 0 a 0 com a Argentina, fora de casa, na última rodada: Vinícius Júnior, de 21 anos, Mateus Cunha, de 22, e Raphinha, de 25.

Assim como já aconteceu com outros jogadores, os três jovens estão em alta bem nas “vésperas” de um Mundial. Agora que começam a ter suas reais oportunidades. Tanto que nenhum deles sequer fez 10 partidas pela Seleção.

Em seu melhor momento no Real Madrid, Vinícius Júnior atuou apenas nove vezes pelo Brasil. Raphinha fez apenas cinco jogos e Mateus Cunha quatro. Raphinha é o que tem melhor aproveitamento até aqui, já tendo feito dois gols, enquanto os demais ainda buscam balançar as redes com a Amarelinha.

 “Ao tripé dos homens de frente, como a equipe se moldou e se apresentou bem, é dar continuidade. A Vinícius, Raphinha e Cunha, para ter amostragem e sequência. Vamos ter esses três jogadores na frente dando continuidade, porque fizeram um bom último jogo. Posteriormente? Vamos deixar que o campo fale”, resumiu Tite. “Do meio pra trás a equipe se mantém, do meio pra frente, ainda está se montando”, completou.

Desta forma, Gabriel Jesus, Gabigol, Rodrygo e Antony seguem como opções no banco de reservas.


Mais observações

Mas a aposta na juventude não será apenas lá na frente. No setor defensivo, Tite também vai observar melhor o desempenho do lateral-direito Emerson Royal (ex-Atlético) e dar mais sequência para Éder Militão, outro que vem em grande fase no Real Madrid.


A única ‘exceção’ a esta aposta na juventude está no meio-campo. Sem Fabinho e Lucas Paquetá, que estão suspensos, Tite deve dar nova chance para o questionado Philippe Coutinho. Recém-contratado pelo Aston Villa, o armador tenta recuperar o futebol.

“É um jogador da função e eu acredito na qualidade dele. Falando ao nicho do futebol: nós acreditamos nele. Falando para um nicho um pouquinho mais amplo, para o espectro social, humano da pessoa, eu sei todo o lado humano de investimento nele, particular, desafiador de recuperar da sua lesão. É esse o sentido”, filosofou Tite.

Assim, o time provável do Brasil deve ser formado com Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho; Raphinha, Mateus Cunha e Vinícius Júnior

A comissão técnica fez questão de ressaltar as qualidades do adversário e acredita que a partida será complicada. “Não é a toa que o Equador vem fazendo grandes campanhas nas Eliminatórias. Nos últimos anos, junto com Brasil e Argentina, é a equipe que mais tem pontuado. É uma grande equipe, de conjunto, equipe que transita muito rápido, chega muito forte nas laterais, chuta de média (distância). A gente tem se preparado para enfrenta-los, conhecendo bem os seus defeitos e as suas qualidades”, destacou Cléber Xavier, auxiliar técnico de Tite.

A partida será disputada sem público. O crescimento dos casos de COVID fez o governo equatoriano tomar essa decisão.


Adversário bem na fita

Em situação relativamente confortável na luta por uma vaga no Mundial (está em 3º lugar, com 23 pontos, seis de vantagem para Colômbia e Peru), o Equador aposta alto no ataque formado por Enner Valencia, Plata e Ayrton Preciado para poder vencer o Brasil e praticamente carimbar o seu passaporte para o Catar.

Em caso de vitória sobre o Brasil, os equatorianos vão à 26 pontos na tabela de classificação e passarão a torcer fervorosamente por um empate entre Colômbia e Peru, que se enfrentam nesta sexta (28). Assim, poderiam abrir nada menos que oito pontos de vantagem para seus competidores mais próximos, quando faltaram apenas três rodadas para o final das Eliminatórias.


FICHA TÉCNICA

Equador x Brasil

Motivo: 15ª rodada Eliminatórias sul-americanas da Copa’2022
Horário: 18h (de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito, no Equador
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e John Leon (COL)
VAR: Leodán González (URU)
Transmissão: TV Globo

Equador
Domínguez; Angelo Preciado, Felix Torres, Hincapié e Estupiñan; Gruezo, Mendez e Franco; Ayrton Preciado, Prata e Enner Valencia
Técnico: Gustavo Alfaro

Brasil
Alisson; Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho; Raphinha, Matheus Cunha e Vinicius Júnior
Técnico: Tite