A seleção feminina de futebol começa a caminhada em busca do oitavo título da Copa América neste sábado (9). E o primeiro duelo já é clássico, ou melhor, a maior rivalidade do continente americano: Brasil x Argentina.
No sábado, as Guerreiras do Brasil entram em campo às 21h para tentar começar a competição com o pé direito. Mesmo sem Marta, que não participará da Copa América em decorrência de uma lesão no joelho, as brasileiras ainda são favoritas em meio a adversárias que, por sua vez, são cada vez mais fortes.
Com sede na Colômbia, ao todo, dez seleções entram na briga pelo título de melhor do continente. Na primeira fase, o Brasil enfrenta, além das hermanas, o Uruguai (dia 12), a Venezuela (18) e o Peru (21). Os jogos brasileiros da etapa classificatória serão em Cali e em Armênia.
Para além da medalha de ouro, o título da Copa América garante uma vaga direta para a disputa da Copa do Mundo para as duas seleções finalistas, além de três vagas na Olimpíada de Paris, em 2024.
Elenco brasileiro
Pela primeira vez em 20 anos, a Rainha Marta não vestirá a camisa 10 da seleção brasileira. Em março, a atacante do Orlando Pride, de 36 anos, sofreu uma lesão no ligamento do joelho e segue fora dos campos por tempo indeterminado.
Sem uma das principais jogadoras da história do futebol brasileiro, o elenco comandado por Pia Sundhage contará ainda mais com a artilheira Debinha para assumir o protagonismo, ao lado de outras grandes atletas como Tamires, do Corinthians, e Bia Zaneratto, do Palmeiras.
Veja a lista de convocadas por Pia:
Goleiras: Lorena (Grêmio), Luciana (Ferroviária) e Natascha (Flamengo).
Defensoras: Antonia e Fernanda Palermo (São Paulo), Kathellen (Inter de Milão - Itália), Letícia Santos - (Frankfurt - Alemanha), Tainara (Bayern de Munique - Alemanha), Tamires (Corinthians) e Rafaelle (Arsenal - Inglaterra).
Meio-campistas: Adriana (Corinthians), Angelina - (OL Reign - EUA), Ary Borges (Palmeiras), Duda Santos (Palmeiras), Gabi Portilho (Corinthians), Kerolin (North Caroline Courage - EUA), Luana (Paris Saint-Germain - França), Maria Eduarda Francelino (Flamengo) e Duda Sampaio (Internacional).
Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (North Caroline Courage - EUA), Geyse (Madrid CFF - Espanha) e Gio (Levante - Espanha).
Esquema de disputa
As dez seleções da Copa América feminina 2022 foram divididas em dois grupos com cinco equipes, e todas jogarão entre si. Ao final da fase classificatória, as duas melhores de cada grupo avançam para a semifinal, que tem início no dia 25 de junho. A decisão será no dia 30 do mesmo mês.
Como assistir a Copa América Feminina
No Brasil, os direitos de transmissão da Copa América serão do SBT e do Sportv, que já transmitem a partida contra a Argentina deste sábado.