Aproveitando que a temporada regular da NFL começa hoje, às 21h20 (de Brasília) com o kick-off entre o atual campeão Philadelphia Eagles e o Atlanta Falcons. Resolvemos fazer uma pequena brincadeira, comparando qual time da liga norte-americana representaria cada equipe do Campeonato Brasileiro.
América - Buffalo Bills
Um dos times de menor mercado na NFL, o Bills, assim como o América vive sempre em um elevador, subindo e descendo seus desempenhos. Raramente consegue uma grande campanha para aparecer nos playoffs.
Atlético - Oakland Raiders
Tem um torcedor apaixonado, que não liga para a conquista de títulos e se orgulha de falar que torce para o time, mesmo nos piores momentos. Assim como o Galo, o Raiders também só levantou o título do Super Bowl uma vez, em 1969.
Atlético-PR - Tampa Bay Buccaneers
Um titulo recente e manutenção na elite. Com apenas um título conquistado é uma daquelas equipes que nunca se mantivera.
Bahia – Los Angeles Rams
Com um passado riquíssimo, já foram a principal potência regional (divisão), tanto que já conseguiram conquistar um titulo e quando isso aconteceu, foi de forma inquestionável!
Botafogo - Chicago Bears
Popular pelo seu passado, o time é amado por muitos, odiado por poucos e vira e mexe se torna alvo de brincadeira por seus principais rivais. Com apenas um título de Super Bowl, luta para voltar aos dias de glória.
Ceará - Tennessee Titans
Ambos os times possuem torcidas apaixonadas, e apesar de nunca terem conquistado o título nacional, já foram os melhores de sua região (divisão)
Chapecoense – New Orleans Saints
A referência para as duas equipes vem de histórias tristes. A queda do avião da Chape remete também ao furacão Catrina, que devastou New Orleans. Abraçado por todos, o time cedeu seu estádio para abrigar a população local e anos depois conseguiu conquistar o Super Bowl.
Corinthians - New England Patriots
Amado por seus torcedores, é atualmente o time mais odiado por seus rivais. Pentacampeão do Super Bowl, o Patriots, assim como o Corinthians, carrega a fama de sempre ser beneficiado pela arbitragem, além de ter se envolvido em esquemas de manipulações.
Cruzeiro - New York Giants
Além da semelhança das cores, Cruzeiro e Giants são equipes que quando conseguem engrenar boas campanhas, empolgam não apenas seu torcedor, mas também os fãs mais exigentes que gostam de um time que normalmente presa a técnica acima da raça.
Flamengo - San Francisco 49ers
Time mais popular do país, multicampeão e com uma força de chegada incrível. Rico, seu torcedor é fanático, mas sabe que com tanto dinheiro poderia ir bem melhor na NFL e, no caso do Flamengo, nas competições que disputa.
Fluminense - Miami Dolphins
Time que tem uma pequena torcida fanática e elitista. Com um passado rico em grandes jogadores, está longe dos dias de glória, mesmo assim, segue revelando grandes talentos e de vez em quando incomodam chegando aos playoffs.
Grêmio - Pittsburgh Steelers
Torcida fanática que faz muito barulho e é acostumado a sempre chegar (copeiro). Teve grande fase no final da década de 1970 e início da de 1980, mas ficou um tempo fora dos holofotes e mais recentemente voltou com tudo, faturando o Super Bowl em 2005 e 2008.
Internacional - Denver Broncos
Com uma torcida fiel, tem uma rica história e conquistas pontuais, sempre lideradas por jogadores veteranos. Além disso, ambas as equipes possuem estádios que usam em sua nomenclatura uma referência de localização.
Paraná - Houston Texans
Equipes mais novas que a maioria das outras, Paraná e Texans possuem algumas característica que se assemelham, a começar das combinação de cores parecidas. Além disso, ficam em um estado que é amplamente dominado por outras equipes.
Palmeiras - Dallas Cowboys
Assim como o Palmeiras, o Cowboys é o time mais rico da NFL. A diferença é que como na NFL existe um teto salarial, a equipe investe em infraestrutura. Além disso, ambos já foram considerados "academias" de suas respectivas modalidades.
Santos - Green Bay Packers
Ambos ficam em um pequeno mercado e possuem torcedores acostumados com títulos. Ambas as equipes também possuem representantes históricos para suas modalidades, Pelé e Vince Lombardi. Considerando a unificação de títulos do passado, o Packers é o maior vencedor na NFL, assim como o Santos, nacionais.
São Paulo - Baltimore Ravens
Por ser uma equipe relativamente mais nova que as outras, pode-se falar que os Ravens, assim como o São Paulo é acostumado a levantar títulos. Atualmente está em baixa, mas todos sabem que é uma potência adormecida.
Vasco - Cleveland Browns
Se tem uma palavra que descreve os dois times é a decadência. Gigantes por suas histórias, tanto o Vasco, quando o Browns tentam se reerguer por meio de uma diretoria de pulso firme, mas os bons resultados insistem em não aparecer.
Vitória - Jacksonville Jaguars
Times que quase nunca incomodam, apesar do Jaguas vir muito forte este ano. Com um histórico nacional pobre, ainda brigam para serem reconhecidamente fortes!
Sport - Seattle Seahawks
Torcidas barulhentas e apaixonadas que sempre apoiam seu time, independentemente da fase que atravessem. Com um título conquistado, sabem o gostinho de levar a principal competição, apesar disso não acontecer de forma recorrente.