Mineiro 2020

Módulo II do Mineiro mistura clubes tradicionais a muitas novidades

Disputa para chegar à elite mineira começa em fevereiro, e só dois vão estar na Primeira Divisão no ano de 2021

Uma das maiores novidades do Módulo II, a Segunda Divisão mineira, é o Betim, clube da região metropolitana de Belo Horizonte, que subiu na última temporada | Foto: Felipe Correia / Divulgação
Gabriel Pazini
21/01/20 - 08h38

Tradição, clubes centenários e com títulos e grandes feitos não serão vistos apenas na elite estadual.

Em 2020, o Módulo II do Campeonato Mineiro também terá equipes de renome, como Tupi, Ipatinga, Mamoré, os “Democratas” de Governador Valadares e Sete Lagoas, Guarani, e novidades como Betim, CAP Uberlândia e NAC Muriaé.

Não à toa, a expectativa é que a competição seja a mais forte e emocionante dos últimos anos.

Rebaixados da elite em 2019, Tupi e Guarani querem voltar para o Módulo I rapidamente. Tricampeã do Módulo II, a equipe de Divinópolis busca mais um título para a sua coleção.

Já o Galo Carijó, com uma galeria mais recheada, vive dias de luta e quer voltar a viver seus dias de glória.

O clube de Juiz de Fora, afinal, além de dois troféus da competição, foi campeão do interior no Módulo I em seis oportunidades e também possui uma conquista nacional: a Série D do Campeonato Brasileiro, em 2011.

Outro time longe do seu auge e em busca da recuperação é o Ipatinga. O Tigre surpreendeu em 2005, quando superou o Cruzeiro na decisão e conquistou o Campeonato Mineiro de forma histórica. Em 2006, terminou com o vice-campeonato.

Na década passada, aliás, o clube do Vale do Aço viveu seu auge, tendo sido também vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2007 e terceiro colocado da Copa do Brasil em 2006.

Hoje, em situação totalmente diferente de quando chegou a disputar a elite do futebol nacional, o Ipatinga vê no Módulo II não só uma chance de voltar para o primeiro escalão estadual, mas também de se recuperar. O destaque do time é Tchô, meia revelado pelo Atlético, anunciado como reforço no último dia 13.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.