Torneio da degola

Campeonato Mineiro: próxima rodada pode decretar queda de Boa Esporte e Coimbra

Time de Varginha e equipe de Contagem precisam vencer os dois jogos restantes e ainda torcer por tropeços de Patrocinense e Uberlândia

O técnico Eugênio Souza, do Coimbra, mantém a esperança | Foto: Henrique Chendes/Coimbra Sports
Rodrigo Rodrigues| @otempo
15/04/21 - 17h54

A penúltima rodada do Campeonato Mineiro pode sacramentar o rebaixamento de Boa Esporte e Coimbra. Faltando dois confrontos para o encerramento da fase classificatória, o time de Varginha e a equipe de Contagem ocupam o 11º e o 12º lugares, respectivamente, empatados com cinco pontos. Para evitar a queda, ambos precisam vencer os jogos restantes e torcer por tropeços de Uberlândia e Patrocinense. Com isso, a reta final do Estadual acabou criando uma disputa à parte pela manutenção na elite regional, uma espécie de "torneio da degola".

O próximo compromisso do Boa será diante do líder Atlético, domingo (18), às 16h, no Mineirão. Além de ser um confronto naturalmente difícil e da pressão inerente ao risco de rebaixamento, somente superar o Galo interessa para manter a possibilidade de seguir no Módulo I.

Vencer, contudo, foi algo inédito na campanha da Coruja na competição. Em nove jogos, triunfou apenas contra o Coimbra, por 2 a 1, na quarta rodada. Nos demais duelos foram seis derrotas e dois empates, com aproveitamento de 19%. Marcou cinco gols e sofreu 12 (saldo -7).

Depois do confronto no Mineirão, o Boa encerra a participação na fase classificatória contra a Caldense, domingo (25), às 16h, no Municipal de Varginha.

A performance do Coimbra é praticamente idêntica, tendo como aspecto diferente apenas o saldo de gols. O time de Contagem ostenta a marca de pior ataque, com apenas duas bolas nas redes adversárias, tendo sido vazado 11 vezes (saldo -9).

No domingo, a equipe comandada pelo técnico Eugênio Souza encara o América, às 16h, no Independência, com a obrigação de vencer. Façanha alcançada neste certame somente contra o Athletic, por 1 a 0, na sexta rodada.

“Ainda temos dois jogos pela frente. Precisamos ter postura de atletas profissionais, conscientes, para que possamos buscar nesses dois jogos os resultados positivos”, aposta Eugênio.

Caso a décima rodada seja favorável ao Coimbra, o caçula do futebol mineiro decidirá seu futuro diante do Uberlândia, às 16h, no Independência, no último compromisso da primeira fase.

Risco mínimo, mas...

Em relação às demais equipes do Mineiro, apenas Uberlândia e Patrocinense ainda correm algum risco de queda, mas dependem das próprias forças para a manutenção na elite do Estadual.

Os dois times têm trajetórias semelhantes no torneio. Estão empatados com dez pontos, apresentam os mesmos 37% de aproveitamento, mas o Verdão soma três vitórias, contra duas da Águia, e ocupa a nona colocação.

No domingo, o Uberlândia recebe o Tombense, às 10h, no Parque do Sabiá. Até mesmo com uma derrota, em caso de tropeços de Boa Esporte e Coimbra, o time do Triangulo estará garantido no Módulo I. O mesmo ocorre com o Patrocinense, que recebe a URT, às 16h, no Pedro Alves Nascimento.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.