Uma das grandes novelas da atual janela de transferências do futebol europeu chegou ao fim. Chelsea e Real Madrid finalmente se entenderam e selaram o acordo para a ida do goleiro belga Courtois para o clube espanhol.
Após quatro temporadas no clube inglês, o belga que foi eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo da Rússia, recusou propostas de renovação com o Chelsea. Dessa forma, seu atual contrato se encerraria no fim da próxima temporada.
Sabendo da dificuldade em renovar com o atleta, a equipe londrina não dificultou sua saída para o Real Madrid, que vinha sendo noticiada pela imprensa espanhola e inglesa desde à última semana.
Ao oficializar a contratação, o Real destacou que o atleta de 26 anos faturou o prêmio de melhor jogador de sua posição no Mundial encerrado no mês passado "depois de desempenhar um impressionante papel na Rússia". "Suas intervenções foram decisivas para que a Bélgica terminasse em uma histórica terceira posição e lhe valeram para ser eleito o melhor goleiro do torneio", disse o clube por meio do comunicado em seu site que serviu para confirmar a contratação.
Nenhuma das duas equipes anunciou o valor da negociação, porém, de acordo com a imprensa espanhola, a transação gira em torno de 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 153 milhões). Além desse valor, o time merengue vai emprestar o meio-campo croata Kovacic por uma temporada ao Chelsea.
A contratação de Courtois pelo Real acabou sendo viabilizada depois que o Chelsea acertou, também nesta quarta-feira, a aquisição do goleiro espanhol Kepa Arrizabalaga, que deixará o Athletic Bilbao depois de o clube inglês pagar a multa rescisória de contrato de 80 milhões de euros (cerca de R$ 344 milhões).
Formado pelo Genk, da Bélgica, Courtois defendeu o time do seu país entre 2008 e 2010 e depois foi contratado em 2011 pelo Chelsea, que o cedeu ao Atlético de Madrid por três temporadas antes de começar a defender o clube inglês em 2014. Ele atuou pela equipe londrina por quatro anos e agora foi finalmente contratado pelo Real.
"Aos seus 26 anos, Courtois já tem uma dilatada experiência no futebol europeu. Já ganhou a Liga (principal campeonato do país) na Espanha, na Inglaterra e na Bélgica. E se destaca por seus quase dois metros de altura (tem 1,99m) e pela sua sobriedade debaixo das traves", ressaltou o clube madrilenho ao festejar a sua contratação.