Depois de superar o Botafogo nas oitavas de final, o Atlético tem o La Equidad, da Colômbia, como adversário das quartas de final da Copa Sul-Americana. O primeiro jogo será no Independência, com a data prévia reservada para 21 de agosto, com a volta em Bogotá, no dia 28.

Os mandos de campo do confronto foram definidos previamente no sorteio da fase final. Atual 13º colocado no Campeonato Colombiano, o La Equidad é um time que tenta aumentar sua projeção local e internacional.

Fundado em 1982, a equipe da capital pertence a uma empresa de seguros, que nasceu com o intuito de difundir a filosofia do cooperativismo e ser um modelo de organização e profissionalismo no futebol da Colômbia. A escola do clube, por exemplo, oferece bolsas de estudos a garotos carentes e parcerias que chegam a impactar 18 mil crianças em cooperativas por todo o país. 

Os Aseguradores, como são conhecidos, disputam a Copa Sul-Americana pela quinta vez. Esta já é a melhor campanha da história do time na competição. Até então, sua melhor classificação foi chegar às oitavas de final da edição de 2013, quando foi eliminado pelo Vélez Sarsfield, da Argentina.

Única equipe colombiana em competição internacional atualmente, o La Equidad está invicto na Sul-Americana, com quatro vitórias e dois empates. A equipe eliminou Independiente de Campo Grande, do Paraguai, nos pênaltis, Deportivo Santaní, também do Paraguai, e Royal Pari, da Bolívia.

O time não tem grande torcida, mas orgulha-se de levar famílias ao estádio. Na Sul-Americana, seu palco de jogo é o famoso El Campín, casa também de Independiente e Millonarios. No duelo contra o Royal Pari, nas oitavas de final, o público foi de apenas 1.124 marcaram presença.

A equipe é treinada por Humberto Sierra, ex-jogador colombiano, que foi assistente técnico de Juan Carlos Osorio na seleção do México. O time mexicano eliminou a Alemanha na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, e caiu diante do Brasil, nas oitavas.

O vencedor do duelo entre Atlético e La Equidad enfrenta Zulia, da Venezuela, ou Colón, da Argentina, na semifinal. A exemplo da Libertadores, a final da Sul-Americana deste ano será realizada em jogo único no Nueva Olla, estádio do Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai.