Exemplo

Do lixo recolhido ao agradecimento dos atletas: Japão conquista o Mineirão

Mineiros estiveram na torcida pelo Japão em jogo contra o Equador

Josias Pereira
24/06/19 - 23h40

Após a partida que sacramentou a eliminação do Japão da Copa América,  o empate com o Equador por 1 a 1, na noite dessa segunda-feira, os jogadores da seleção asiática foram até o público que compareceu ao Mineirão para agradecer pelo apoio. A equipe, se vencesse, estaria classificada à próxima fase, mas acabou ficando na igualdade e vendo suas chances serem minadas.

O público no Mineirão, em sua grande maioria formado por estudantes, crianças e adolescentes de projetos sociais, adotou o Japão na torcida, mas acabou frustrado com o resultado.

Após a partida, alguns dos torcedores do Japão seguiram a tradição e recolheram o lixo no Mineirão, algo que já foi visto em várias competições esportivas e virou moda, passando para clubes de futebol, como o Cruzeiro, organizando e limpando o vestiário no estádio do time rival.

UM FUTURO PROMISSOR PELA FRENTE

O Japão pode ter dado adeus à Copa América, mas o futuro do time comandado por Hajime Moriyasu é muito promissor. A equipe veio ao Brasil para se preparar aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com um time considerado "B", os asiáticos foram goleados pelo Chile em uma partida aberta e com várias chances de gol, mas arrancaram empates contra o fortíssimo Uruguai, de Cavani e Suárez, e o Equador, que figurou em recentes edições de Copa do Mundo. 

A equipe parece preparada para voos maiores, restando ajustes em setores específicos do campo, como na defesa, ainda bastante frágil em relação às bolas alçadas à área e também na marcação, deficitária. É um time que joga sem medo de qualquer rival, um futebol dinâmico que também custou caro na Copa do Mundo da Rússia, quando o Japão foi eliminado pela Bélgica por 3 a 2 após estar vencendo por 2 a 0. 

"Realmente foi uma pena que nós não conseguimos avançar para a próxima etapa, acho que precisamos de melhorias ainda maiores. Acho que o futebol do Japão está melhorando, o futebol da Ásia como um todo. E temos conseguido jogar muito bem, mesmo contra os times tradicionais, muito fortes ao redor do mundo", destacou o técnico Hajime Moriyasu, em entrevista pós-jogo. 

Na frente, os japoneses também abusaram do preciosismo em alguns lances que poderiam ser definidos com maior agilidade. Todavia, com jovens promessas como Kubo, Shibasaki e Nakajima, a equipe promete brilhar em pouco tempo. Um outro destaque foi o atacante Koji Miyoshi, que marcou dois gols na Copa América. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: