Sob os olhares do 'patrão' Ronaldo e expectativa de mais de 60 mil torcedores no Mineirão, o Cruzeiro encara a Ponte Preta no feriado desta quinta-feira (16), às 16h, pela 13ª rodada da Série B, com um duplo objetivo: mostrar que a derrota diante do Vasco não tirou o embalo da equipe e vencer bem para ampliar sua vantagem na liderança da competição.
A Raposa lidera a Série B com 28 pontos (nove vitórias, um empate e duas derrotas). O Bahia, até então segundo colocado, abriu a rodada sendo derrotado pela Chapecoense em casa. Desta forma, se vencer a Macaca no Mineirão, a Raposa pode voltar a abrir seis pontos de vantagem sobre o vice-líder.
Até aqui, o time celeste tem sido imbatível quando atua em seus domínios. Empurrado pela torcida, venceu todos os jogos que fez pela Série B como mandante, e com o 'bônus' de não tendo levado um gol sequer. Foram triunfos sobre Brusque, Londrina, Grêmio, Sampaio Corrêa e CRB.
E para não ser surpreendido dentro de casa por um adversário 'menos cotado' - a Ponte se encontra na zona de rebaixamento -, jogadores e comissão técnica do Cruzeiro pregam o máximo respeito ao adversário.
"Todos os jogos vão ser uma final pra gente, todos os jogos vão ser muito difíceis. Temos um jogo importante e muito difícil. Todo mundo vai nos estudar muito, todo mundo que vier jogar contra a gente vai procurar todos os detalhes possíveis para tentar nos neutralizar e ganhar o jogo. Temos que estar muito concentrados", destaca Willian Oliveira.
O volante destaca a importância do apoio vindo das arquibancadas para o bom momento vivido pela equipe. "É surreal todo esse apoio que a trocida vem nos dando. É de extrema importância o que eles estão fazendo. Fazem com que essa frase fica realmente muito verdadeira: 'juntos, somos mais fortes'. E realmente nós estamos muito fortes, porque a torcida está conosco está nos ajudando, nos apoiando. Está na mesma sintonia, está entendendo nosso estilo de jogo, mesmo com a derrota diante do Vasco", acrescentou.
Para armar a equipe, o técnico Paulo não poderá contar com dois jogadores importantes em seu esquema: Léo Pais, armador de origem que vinha atuando como ala, e Jajá. Enquanto o uruguaio sofreu uma lesão muscular, o atacante teve constatada uma lesão no ligamento do joelho esquerdo e ficará fora de combate por tempo indeterminado.
Na ala, a opção mais provável é a entrada do prata da casa Geovane, que já fez esta função várias vezes na temporada. Já no ataque, as dúvidas são bem maiores.
Pezzolano pode optar pela manutenção do esquema com três atacantes, escalando Waguininho, Daniel Jr ou até mesmo Vitor Leque pela 'beirada'. Entretanto, o técnico também pode optar com uma formação com apenas dois homens de frente e seguir com Canesin no meio campo.
Se tem duas baixas no elenco, por outro lado o Cruzeiro terá um retorno importante: o zagueiro Eduardo Brock, que cumpriu suspensão diante do Vasco. Com o trio ofensivo titular (Zé Ivaldo, Oliveira e Brock), o time celeste não só está invicto como ainda não sofreu gols.
Desta forma, a possível escalação do Cruzeiro teria Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura, Canesin (Daniel Jr) e Bidu: Rafa Silva (Waguininho) e Edu.
O outro lado
Na zona da degola da Série B, com apenas 12 pontos (três vitórias, três empates e seis derrotas), a Ponte Preta tem vários desfalques para encarar o Cruzeiro.
Três jogadores terão que cumprir suspensão: o atacante Lucca, ex-Cruzeiro (terceiro amarelo), o lateral Bernardo e o zagueiro Thiago Oliveira, que foram expulsos na derrota de 2 a 1 para o Londrina na última rodada. Já o atacante Danilo Gomes, com dores musculares, também está fora.
Pra completar, até mesmo o treinador não poderá estar à beira do gramado: Hélio dos Anjos, também expulso diante do Londrina, será substituído pelo seu auxiliar, o filho Guilherme dos Anjos.
A única boa notícia é o retorno do volante Felipe Amaral, que se recuperou de dores no tornozelo. Ele havia desfalcado o time nas duas últimas rodadas.
O lateral direito Norberto, ex-Cruzeiro, poderia ser outra novidade, mas como ainda se recupera de dores musculares, não tem escalação confirmada. Igor Formiga deve ser o titular.
Com tantos problemas, a provável escalação da Ponte Preta deve ter Caíque França, Igor Formiga (Norberto), Fábio Sanches, DG e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi e Ramon; Fessin, Echaporã e Luiz Fernando.
Ficha Técnica
Cruzeiro x Ponte Preta
Motivo: 13ª rodada Série B do Brasileiro 2022
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: rádio Super 91.7 FM, Premiere FC e GloboPlay
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura, Canesin (Daniel Jr) e Bidu: Rafa Silva (Waguininho) e Edu
Técnico: Paulo Pezzolano
Ponte Preta
Caíque França, Igor Formiga (Norberto), Fábio Sanches, DG (Fabrício) e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi e Ramon; Fessin, Echaporã e Luiz Fernando (Ramires).
Técnico: Guilherme dos Anjos (auxiliar)