Por meio de uma nota oficial, o Cruzeiro se posicionou sobre a medida da prefeitura de Belo Horizonte, que liberou nesta terça-feira (27), o retorno de público aos estádios com a limitação de 30% da capacidade das arenas e seguindo protocolos sanitários, como a apresentação de testes PCR realizados 72 horas antes da partida

O Cruzeiro vê a medida como um avanço positivo e gradual no retorno dos torcedores aos estádios, e ressaltou que o clube já vinha se preparando para tal momento, estando apto para 'receber com segurança e responsabilidade' os cruzeirenses, que não foram pela última vez ao Mineirão no dia 11 de março do ano passado, quando o clube perdeu para o CRB por 2 a 0, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. 

Em contrapartida, no mesmo comunicado, o Cruzeiro ressalta que o clube depende de autorização da CBF para poder voltar a receber torcedores e que vai fazer valer seu direito para comtemplar seus interesses e atender os cruzeirenses na demanda. 

E fará o mesmo em relação à penalização de cinco jogos com portões fechados aplicada pelo STJD ao time estrelado em função dos indicentes protagonizados em 2019, quando o time foi rebaixado, cenário que o clube considera como atípico. 

"O clube segue inserido em um cenário atípico de cumprimento de punição de cinco jogos, além de multa, aplicados em decorrências dos fatos registrados no Mineirão no final do ano de 2019", finaliza a nota. 

Veja abaixo o comunicado na íntegra: 

"Neste cenário de pandemia, desde o começo, o Cruzeiro Esporte Clube respeitou e se pautou nas orientações científicas dos órgãos e autoridades de saúde, que devem sempre prevalecer e continuar prevalecendo. A liberação da volta parcial do público nos estádios de Minas Gerais, validada justamente pelos órgãos competentes, é uma notícia de grande satisfação para o Clube, pois acreditamos que a torcida será um diferencial bastante positivo no restante da disputa do Campeonato Brasileiro da Série B.

Já há algum tempo, o Cruzeiro tem se preparado para este momento e está pronto para atender aos protocolos sanitários que serão exigidos, oferecendo segurança, com muita responsabilidade, aos torcedores.

Cabe ressaltar que a competição é organizada pela CBF e todos os clubes devem se ater ao Regulamento Geral da Competição, que hoje inviabiliza a presença de público.

No entanto, o Cruzeiro reforça que irá atrás do seu direito de receber o torcedor em campo, junto aos órgãos e entidades necessários, incluindo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, uma vez que o Clube segue inserido em um cenário atípico de cumprimento de punição de cinco jogos, além de multa, aplicados em decorrências dos fatos registrados no Mineirão no final do ano de 2019".