Faltando três dias para entrar em campo para encarar o Patrocinense, sábado (21), no Sul de Minas, o Cruzeiro conta com um excelente retrospecto a seu favor: o time celeste não perde em estreias no Estadual há mais de dez anos.

A última derrota do Cruzeiro em estreias de um Campeonato Mineiro foi na edição de 2012 da competição. Naquela ocasião, a Raposa foi batida pelo Guarani de Divinópolis.

Como o Mineirão estava fechado para obras de modernização para a Copa do Mundo de 2014, a partida foi disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Então comandado pelo técnico Vágner Mancini, o Cruzeiro contava naquela época com jogadores como o zagueiro Léo, o volante Leandro Guerreiro, o meia argentino Montillo e os atacantes Wellington Paulista e Wallyson.

Já o Guarani era comandado pelo técnico Giancarlo Rodrigues, que trabalhou vários anos na base celeste. Em campo, o time contava com velhos conhecidos do interior mineiro, como o lateral Luisinho, o volante Léo Medeiros e o meia Walter Minhoca, todos ex-Ipatinga.

Para completar, o gol da vitória do Guarani foi marcado pelo jovem meia Magalhães, revelado na base da Raposa.  

Depois desta partida, o Cruzeiro jamais voltou a ser batido em estreias do Estadual. Nas últimas dez competições, foram sete vitórias e três empates. Nestas partidas, o time celeste marcou 19 gols e sofreu apenas seis.

No ano passado, na rodada inaugural do Mineiro, mesmo com o elenco ainda em reformulação, o Cruzeiro bateu a URT, no Independência, por 3 a 0, gols de Thiago, Filipe Machado e Edu. A partida marcou a estreia do técnico Paulo Pezzolano no comando da Raposa. 

Confira as últimas estreias do Cruzeiro no Mineiro:
2012 - Cruzeiro 1x0 Guarani
2013 - Atlético 1x2 Cruzeiro*
2014 - Cruzeiro 1x1 URT
2015 - Democrata 1x2 Cruzeiro
2016 - Cruzeiro 0x0 URT
2017 - Villa Nova 1x2 Cruzeiro
2018 - Cruzeiro 2x0 Tupi
2019 - Guarani 1x3 Cruzeiro
2020 - Cruzeiro 2x0 Boa
2021 - Uberlândia 1x1 Cruzeiro
2022 - Cruzeiro 3x0 URT

*Partida era válida pela 3ª rodada, mas foi a primeira do time no ano