O atacante Rafa Silva passou por altos e baixos nesta temporada. O camisa 17 do Cruzeiro foi anunciado pelo clube celeste em abril de 2022, um mês após sua chegada em Belo Horizonte. Inclusive, Rafa Silva também foi um dos jogadores que chegou à Toca da Raposa sob desconfiança da China Azul.
Nas temporadas 2020 e 2021, quando estava no futebol chinês, o atacante não conseguiu ter ritmo de jogo, isso porque se lesionou em 2020 e ficou afastado dos gramados. Na temporada 2021 participou de apenas cinco jogos, antes de se transferir para o Cruzeiro.
O histórico de lesões também acabou prejudicando a crescente de Rafa Silva no Cruzeiro. Em junho, o atacante sofreu uma lesão no pé direito, que o tirou de combate por cerca de um mês. A segunda lesão foi logo quando voltou aos gramados, em julho. Rafa foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa direita.
A última lesão do atacante foi em outubro, quando sofreu uma ruptura total do tendão ao nível do joelho direito. O jogador ainda está em tratamento e, por isso, ainda possui vínculo com o Cruzeiro. Inclusive o staff de Rafa Silva e a diretoria celeste conversam para renovar o contrato com o jogador.
Mesmo com o histórico de lesões, Rafa conseguiu se destacar enquanto esteve em campo. O atacante foi o terceiro jogador que mais balançou as redes adversárias, marcou seis gols, atrás apenas de Edu (22) e Luvannor (7). Rafa também deu três assistências, em 18 jogos disputados.