No Dia Mundial do Doador de sangue, comemorado neste 14 de junho, o Cruzeiro também fez sua parte para reforçar as ações de incentivo a doação. O lateral Rômulo e a goleira Rubi, dos times profissionais da Raposa, estiveram no Hemocentro de Belo Horizonte e participaram deste ato 'simples', mas que pode salvar muitas vidas.

 

Nada melhor que começar o dia com uma mensagem solidária!

O lateral Rômulo e a goleira Rubi estiveram no Hemocentro, em ação de incentivo a doação de sangue!

O ato pode salvar muitas vidas. Por isso, faça a sua parte e colabore para aumentar os estoques nos postos de coleta. pic.twitter.com/nRHVrjOVEc

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) June 14, 2022


Em postagem em suas redes sociais, o Cruzeiro destacou a importância da doação para ajudar a aumentar os estoques nos diversos postos de coleta geridos pela Fundação Hemominas.

“Hoje, por inúmeros fatores, os estoques de alguns tipos sanguíneos estão em níveis baixos, o que é preocupante. Por isso, é fundamental conscientizarmos as pessoas sobre a importância da doação de sangue, que é um ato simples e rápido, mas que pode salvar inúmeras vidas", destaca Rômulo, que liderou a iniciativa, prontamente abraçada pelo clube.


Um dos jogadores mais experientes do elenco celeste, Rômulo perdeu espaço no time (última vez que entrou em campo foi na vitória de 1 a 0 sobre o Náutico, no dia 15 de maio), mas tem exercido um papel importante nos bastidores, tanto incentivando os demais atletas como também atuando quase que como uma espécie de 'embaixador' do Cruzeiro em ações sociais.

Recentemente, por exemplo, ele participou de ação de marketing celeste indo até a casa de alguns Sócios 5 Estrelas, da categoria Diamante, entregar a nova camisa branca do clube, antes mesmo do lançamento oficial do modelo.

Já a goleira Rubi, que tem sido titular do time feminino celeste, também é muito atuante nas causas sociais, sempre marcando presença nas campanhas abraçadas pelo cliube.

Como doar sangue

O Hemocentro de Belo Horizonte fica localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, Bairro Santa Efigênia. Entretanto, antes de comparecer diretamente ao local, o Hemocentro orienta que os candidatos agendem a sua doação, através do link https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue

O Hemocentro ressalta que, com o agendamento, o cidadão ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade (de 7h às 18h) e pode diminuir o tempo de espera para efetuar sua doação.

Caso o doador compareça ao Hemocentro sem ter realizado o agendamento, este será realizado diretamente na Portaria, conforme disponibilidade de horários remanescentes. 

Quem pode doar

De acordo com o Hemocentro, podem doar sangue as pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg. Essas pessoas devem ainda possuir estilo de vida saudável e não se expor a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.