Edu chegou, na goleada sobre o Tuntum-MA, por 3 a 0, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, ao seu oitavo gol na temporada. São cinco no Campeonato Mineiro e mais três no torneio nacional. Com o desempenho desta noite e em cerca de dois meses, ele já deixou para trás Matheus Barbosa, que com sete gols foi o principal artilheiro do Cruzeiro em 2021, mesmo deixando o clube em julho, após 27 jogos.
Atrás de Barbosa, que mais esteve perto foi Marcelo Moreno, autor de seis gols em 22 jogos na temporada passada. Do atual elenco, quem mais balançou as redes em 2021 foi Giovanni, com cinco tentos, a mesma quantidade de Felipe Augusto.
Edu chegou a oito gols pelo Cruzeiro em apenas 10 jogos, uma média de 0,8 bolas na rede por partida. O camisa 99 fez sete gols em seus últimos sete jogos, a única exceção foi no clássico contra o Atlético, quando deixou o campo de jogo na segunda etapa após uma pancada na cabeça. Ele não atuou contra o Pouso Alegre, pelo Mineiro, devido ao protocolo médico, mas retornou à Copa do Brasil para seguir em sua sequência artilheira.
O Cruzeiro tem 28 gols na temporada até o momento, sendo que Edu fez 28,5% deles. De acordo com o Footstats, Edu chegou aos seus oito gols em 19 finalizações. Onze foram no alvo. O camisa 99 faz, portanto, um gol a cada 82 minutos e 2,3 finalizações em média. A pontaria do atacante em finalizações é de 58%.