São oito jogos seguidos sem vencer e marcar gols, apenas uma vitória nos últimos 18 jogos, derrota para o rival Atlético, eliminação na Copa Libertadores e desvantagem para o Internacional na semifinal da Copa do Brasil. Além disso, o Cruzeiro está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, no 18º lugar, e o técnico Mano Menezes deixou o comando da equipe. O momento celeste não poderia ser pior e, internamente, a avaliação estrelada é que a recuperação não pode esperar mais e precisa começar já neste domingo (11), no duelo com o Avaí, na Ressacada, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília).

Não à toa, o capitão Henrique cobrou uma rápida recuperação da Raposa e avisou que o Cruzeiro "não tem mais limite para errar" no Brasileiro. "Claro que esse é o momento mais delicado que vivemos, mas temos convicções e confiança de que tudo vai melhorar e vamos trabalhar forte para que as coisas melhorem. Domingo faremos de tudo para vencer e buscar a vitória, precisamos vencer. Vamos em busca disso. Sabemos que temos que melhorar. É o momento de várias mudanças", afirmou o volante, em entrevista coletiva na Toca da Raposa II.

O meio-campista também cobrou que o elenco celeste não fique apenas nas palavras e também demonstre com atitudes que está mudando para viver uma nova fase na temporada. "É claro que a gente fica muito em cima dos resultados e quando se perde acham que está tudo errado. No entanto, às vezes a gente expressa verbalmente, mas as atitudes não mostram o que a gente expressou. Tem que fazer também, não só falar.  Vamos sair desse momento com atitude, colocando alma e coração. Assim vamos sair desse momento", completou.

A fase estrelada é péssima, mas, curiosamente, o adversário, em teoria, é o melhor que a Raposa poderia enfrentar neste momento. Lanterna do Brasileiro, o Avaí ainda não venceu um jogo sequer na competição. Em 13 rodadas, foram cinco empates e oito derrotas. Além disso, o clube catarinense não balançou as redes em suas últimas três partidas em casa.