Aprendizado

Jogadores do Cruzeiro têm palestra sobre uso e importância do VAR

Conversa foi ministrada pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Leonardo Gaciba

Da Redação| @superfcoficial
07/09/19 - 08h35

O elenco do Cruzeiro teve mais uma aula sobre a utilização e importância do VAR. O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, palestrou para o elenco celeste na tarde da última sexta-feira (6), na Toca. 

Para o dirigente da CBF, o objetivo da palestra é levar informação para os atletas que fazem parte do espetáculo como parte de uma estratégia de 'contenção de crise', já que a tecnologia tem sofrido algumas críticas.

“Eu acho importante, informação é bom em tudo na vida, ainda mais para eles, os jogadores, que participam de todo o processo. Mostrar a eles como funciona, como é feito essa comunicação entre os árbitros dentro da cabine, o conhecimento de protocolo. A tendência disso é só melhorar e o auxílio do jogador é fundamental para acontecer”, disse Gaciba, ao site oficial do Cruzeiro.

Outra mudança mostrada por Gaciba, e que entrará em vigor no returno do Campeonato Brasileiro, será do acesso do telespectador, ou do torcedor no estádio, às imagens revisadas naquele determinado instante.

“Acho que isso vai mostrar a transparência acima de tudo. É importante que o telespectador veja o porquê do arbitro tomar aquela decisão, que não é aleatória, é baseado em imagens, então isso vai mostrar mais transparência que é o nosso objetivo maior. Mostrar que nosso trabalho está sendo feito em cima de imagens, e imagens que serão mostradas aos telespectadores”, declarou.  

Além do VAR e seus benefícios, Gaciba esclareceu as novas regras que entraram em vigor nessa temporada. O ex-árbitro também respondeu questionamentos de jogadores em relação ao uso do recurso eletrônico, e ao fim da palestra falou sobre a campanha de respeito ao árbitro de futebol.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.