Ilustre

Ronaldo se tornará cidadão honorário de Minas Gerais nesta quarta; saiba mais

Dono do Cruzeiro será homenageado na Assembleia Legislativa

Por Gabriel Moraes
Publicado em 27 de março de 2024 | 05:00
 
 
Ronaldo em visita à Toca da Raposa Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

Considerado um dos maiores jogadores de futebol da história, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, receberá, nesta quarta-feira (26/3), uma das homenagens mais importantes de sua carreira, diretamente ligada ao Cruzeiro. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lhe concederá o título de cidadão honorário do Estado.

Ele é concedido a pessoas de importância em alguma localidade que não tenham nascido nela – Ronaldo, de 47 anos, é do Rio de Janeiro. A proposta foi efetuada pelo deputado estadual Professor Cleiton (PV), cruzeirense declarado, e apoiada por outros 25 parlamentares.

Isso aconteceu em 2022, mas devido à dificuldade de agenda, a solenidade oi marcada para agora. O evento acontecerá a partir das 19h (de Brasília) na Casa, localizada no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul de Belo Horizonte – evento é restrito a convidados.

"No caso do Ronaldo, a relevância é ter construído uma história no Cruzeiro, primeiro como atleta. Depois ele se tornou o melhor jogador de futebol do planeta, teve uma história de superação no esporte e, tempos depois, volta com a responsabilidade de reconstruir o Cruzeiro, no momento mais crítico da história do clube. Ele teve essa coragem de poder participar desta reconstrução do clube. Uma história que se confunde com a do próprio Estado", disse Cleiton.

História

Após começar sua carreira no São Cristóvão, Ronaldinho, como era chamado, chegou à Toca da Raposa em 1993, realizando sua estreia aos 16 anos. Nas primeiras aparições, já mostrava que era um fenômeno em ascensão. Pelo time celeste, foram 58 jogos e 56 gols, até sair, em 1994, com um título estadual e atuações marcantes no currículo.

Após sucesso mundo afora, voltou a estar ligado ao clube estrelado no fim de 2021, quando comprou 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), logo após ser instituída. Ação é tida como a salvação da agremiação, que estava à beira da falência.

Ronaldo reestruturou o futebol do Cruzeiro, tanto administrativamente quanto esportivamente, levando o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro e aos torneios internacionais (Copa Sul-Americana). Em 2022, na sua primeira temporada, conquistou a Série B.