Após a vitória da seleção brasileira sobre os Estados Unidos por 2 a 0, na noite dessa sexta-feira, no Metlife Stadium, em Nova Jersey, o técnico Tite disse ter consciência de que prejudicou os clubes brasiileiros com a convocação de atletas para os amistosos em solo norte-americano. A maior reclamação parte do Cruzeiro, com o zagueiro Dedé, e também do Flamengo, com Lucas Paquetá.
As duas equipes disputam no dia 12, um dia após o amistoso da seleção com El Salvador, em Washington, a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. A Raposa encara o Palmeiras, em São Paulo, enquanto o Flamengo recebe o Corinthians, no Rio.
O Cruzeiro chegou a pedir formalmente a dispensa de Dedé do segundo amistoso, mas a comissão técnica de Tite refutou a possibilidade. Em coletiva, Tite admitiu que sua decisão pode favorecer o Palmeiras, adversário celeste, mas avaliou que precisa pensar na seleção brasileira.
"Tento ser justo sem prejudicar o trabalho da Seleção. Não me permiti tirar dois jogadores de uma mesma equipe. E oportunizá-los como fiz hoje. É importante nessa etapa. Não queria prejudicar os clubes, mas sei que acaba prejudicando. E favoreceu o Palmeiras, também sei disso. Mas tenho que pesar o que é importante para a Seleção e arcar com as críticas", afirmou o treinador.
A grande preocupação de Cruzeiro e Flamengo concentra-se na minutagem contra El Salvador. Tite adiantou que fará mudanças no time titular da seleção, podendo mandar a campo alguns dos jogadores que estiveram no banco. Existe a possibilidade de Dedé e Paquetá iniciarem a partida.
"Vamos fazer algumas mudanças no time titular sim. Com os jogadores que não iniciaram. Não vou falar quem, mas vamos oportunizar sim", declarou Tite.
Uma "operação de resgate" foi montada por Flamengo e Cruzeiro para contarem com os atletas no dia seguinte. Eles vão deixar Washington em um jatinho. A recomendação da Fifa orienta que os atletas tenham três dias de descanso entre um jogo e outro. No caso de Dedé e Paquetá, a orientação deverá ser deixada em segundo plano. Os atletas almejam estar em campo.